“A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos (1560-1574).
Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de
março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam torça de
presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana,
terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII
(1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão –
o chamado calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de
janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois,
em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a
ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.
Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos
conservadores adeptos do calendário anterior – apelidados de ‘bobos
de abril’ – presentes estranhos e convites para festas
inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de
onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para
o mundo.”
(Superinteressante especial “MUNDO ESTRANHO 2”,
dezembro/2001, pág. 32).
Veja abaixo uma série de
TRUQUES FEITOS PARA VOCÊ VISITAR PÁGINAS
INVOLUNTARIAMENTE
Eu não pus os vínculos de entradas dos banners
para você conferir, porque essas páginas já foram substituídas por
outras com outras formas de enganos. Mas eles podem
surgir novamente em outros lugares.
Não é enquete nenhuma!
É apenas um banner para levar você a uma página, não importa onde
você clique. Se você for curioso e não souber que é um truque, ainda
que não vote, irá querer ver o resultado.
Clicando em "Sim", "Não", "Votar", ou "Resultado",
você estará abrindo a página.
Certa vez encontrei um
que perguntava em qual equipe Airton Sena ganhara o primeiro prêmio
de fórmula Um. Dessa vez, pensei que fosse pelo menos uma página
ligada ao esporte, mas nem de esporte ela tratava.
Se você tiver
curiosidade de ver o texto todo, você clica na barra para rolar o
texto, mas se engana, porque é apenas um banner para você chegar à
página. Se você não quer saber nada disso e vai fechar a janela pop
up clicando em "Cancelar", você simplesmente estará abrindo a
referida página. O "Número
de vagas limitdas" nunca acaba.
Era um gif animado que ia diminuindo: 9,8,7, etc.
Quem acreditasse não iria deixar chegar ao final dos dez segundo;
iria clicar rapidamente em Cancel
.
O resultado seria o acesso à página do autor do banner.
Seu computador não será desligado nada.
É apenas uma armadilha para você acessar uma página
involuntariamente.
Você acredita que irá
ganhar tanto dinheiro?
Se clicar em "Cancelar", não estará cancelando, mas estará visitando
a página que oferece tais vantagens. Não importa onde você clique,
você estará abrindo a página. Vá ao "X" do canto direito superior
da janela.
Alguns banners contêm também um "X" (próximo exemplo) para enganar
os internautas. Felizmente eles não conseguiram eliminar o "X"
que realmente fecha, o do canto superior.
Que você responda
"Sim", "Não", ou clique em "Cancelar", ou clique no "X", de qualquer
forma, você estará visitando a página vinculada ao banner. Você só
conseguirá fechar a janela clicando no "X" do canto superior direito
da janela, que aparece acima do "x" do banner.
Certa vez acessei uma página erótica e, quando
fui fechá-la, apareceu um script, onde li: "QUER SAIR DO SITE? -
SIM - NÃO". Sem prestar atenção, cliquei em sim. Quando fui
abrir uma nova janela, ao invés de abrir a minha página, surgiu
aquela página do script. Fechei-a e observei que a pergunta em
letras grandes havia sido adicionada para enganar o internauta, mas
a verdade estava em letras bem pequeninas: "Quer que esta página
seja a inicial do seu browser?".
Quando você encontrar cadastradores de páginas em
três mil, dez mil, oitenta mil sites de busca, desconfie também.
Alguns aparecem por um tempo na rede e somem após enganar muitas
pessoas.
Certa vez recebi até uma lista de aproximadamente trezentos sites
em que o meu seria cadastrado. Como o número não era tão alto,
parecia até ser verdade.
Após fazer uma consulta, vários deles não existiam e muitos
eram desses que captam automaticamente as páginas, como
Cadastro Geral,
Google,
LYCOS, Náufragos,
Radix,
TODOS BR,
Yahoo,
etc.
Cuidado também com os
vendedores de bancos de e-mails.
1º de abril de 2009
Atualização em 2014:
Atualmente, vemos muitos enganos no
YouTube. Os caras colocam um clip com alguma imagem atraente,
e as pessoas só percebem o engano depois que começam a ver o clip,
que não tem nada a ver com a aparência inicial, e milhares, ou até
milhões de pessoas chegam a cair nessa inevitável armadilha.
Alguns, por pura sacanagem, estão
colocando clips com uma imagem pornográfica no início, e quando o
curioso tenta ver a pornografia, o que aparece é assunto
evangélico.