BRASIL NA CONTRAMÃO PRIVATIZANDO

 

Enquanto no primeiro mundo serviços essenciais antes privatizados estão sendo reestatizados, no nosso país a privataria está cada vez mais forte.

 

Países que mais reestatizaram serviços entre 2000 e 2017: Alemanha, França, EStados Unidos, Reino Unido, Espanha.  Mapa das reestatizações

 

"Desde 2000, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo. A conta é do TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda. As reestatizações aconteceram com destaque em países centrais do capitalismo, como EUA e Alemanha.

Isso ocorreu porque as empresas privadas priorizavam o lucro e os serviços estavam caros e ruins, segundo o TNI. O TNI levantou dados entre 2000 e 2017. Foram registrados casos de serviços públicos essenciais que vão desde fornecimento de água e energia e coleta de lixo até programas habitacionais e funerárias.

"A nossa base de dados mostra que as reestatizações são uma tendência e estão crescendo", disse a geógrafa Lavinia Steinfort, coordenadora de projetos do TNI, em entrevista ao UOL. De acordo com ela, 83% dos casos mapeados aconteceram de 2009 em diante."
<https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/07/tni-884-reestatizacoes-mundo.htm>
 

No primeiro mundo o que dá errado é desfeito, mas aqui, nunca se vê o quanto privatizar é ruim para nós, só trazendo lucros para os privatizadores.  Estamos sempre na contramão.

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.