Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 

O QUE É UM CHESTER?

26/09/2009

O chester é uma ave bem misteriosa. Nunca a vemos viva. Mas já sabemos o que é um chester: um frango geneticamente modificado, com muita carne no peito e nas cochas.

Já encontrei duas explicações sobre o chester: Uma diz que o seu criador chamava-se Chester, e a outra diz que seu nome deriva de chest (peito em inglês) uma vez que ele tem o peito superdesenvolvido.  O que mais o distingue dos frangos comuns é meios o peitão.

Uma das explicações, encontradas no Yahoo Respostas, é a seguinte:

"CHESTER® CONSAGRADA COMO A AVE IDEAL
Chester® é marca de uma ave especial desenvolvida a partir da espécie Gallus gallus pelo cientista Adam Chester e importada pela Perdigão dos EUA no início da década de 80. O pesquisador obteve, com o seu trabalho, uma ave com grande concentração de carnes nobres: 70% de peito e coxas." <
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061217144914AA9ctrr>

A outra explicação, também constante do Yahoo Respostas, responde a uma série de perguntas:

"O chester seria um frangão bombado?
Por que a Perdigão detém a exclusividade dessa manipulação genética?
E por que eles só são vendidos no natal? E o resto ano fazem o que com eles?
Não acha que são frangos entupidos de hormônios, bombas preparadas para se vender no natal?
Não tem explicação."

"Em 1979, a Perdigão enviou ao exterior dois de seus principais técnicos especialistas em avicultura com a missão de procurar uma nova linhagem. Em sua busca, encontraram uma empresa que trabalhava suas aves com o objetivo de melhorar o resultado das carnes e que havia desenvolvido uma ave tipo roaster, com maior quantidade de carnes nobres. Procedeu-se, então, à compra deste pacote genético que permitiria introduzir a criação das aves no Brasil.

Um lançamento de sucesso: Habemus Chester
Lançada em 1982, ave Chester teve uma rápida penetração no mercado por suas qualidades e pelo investimento em marketing realizado pela empresa. Para o lançamento do produto, a agência publicitária desenvolveu a campanha “Habemus Chester”, recriando a linguagem dos césares romanos, usando a língua latina: “Ave, Chester. Nobilis avis, coxobus suculentus, pectus fartus et humidus”!
Ainda em 1979, entraram em território nacional as chamadas avós (linhas puras de aves de corte) encaminhadas à granja avícola Passo da Felicidade (em Tangará), especialmente preparada, dotada da mais avançada tecnologia e construída em meio a uma reserva florestal de propriedade da empresa para proteger as aves das contaminações patogênicas de outras aves.
Iniciou-se um trabalho de 3 anos em que, através de sucessivas seleções e cruzamentos de linhagens diferentes, chegou-se a uma ave com maior concentração de carnes nobres (70% de peito e coxas). Foi a partir dessa particularidade que surgiu a marca “Chester” – derivação da palavra inglesa “chest” (que significa “peito”).
Assim, a partir do pacote genético e de informações técnicas sobre a espécie, a ave é desenvolvida até os nossos dias exclusivamente pela Perdigão.
A alimentação da ave é 100% natural, baseada em milho e soja, resultando numa ave com menos gordura e melhor aproveitamento das carnes nobres. Não existe adição de qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormônio anabolizante para aumentar o seu crescimento e desenvolvimento. O crescimento superior da ave, assim como maior incidência de carnes nobres (peito e coxas), é resultado do rigoroso controle genético.
A Perdigão é *DONA* da fórmula genética. Não são vendidos os ovos.
O resto do ano, o frangão é exportado para 25 países."
<http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081229144926AAp1khr>

Mas encontrar um chester vivo é algo extremamente difícil. Nem a equipe da Revista Mundo Estranho teve permissão para visitar a grande onde o chester é criado. Apenas conseguiu fotografia, a que você pode ver no início desta matéria.

O chester reúne várias vantagens sobre o frango comum. Apenas demora um pouco mais para chegar ao ponto de abate (48 a 50 dias contra 42 do frango), mas é muito maior e sua carne é muito mais cara.

Enquanto um frango comum pesa em média 2,5 quilos, o chester chega em média a 4,3 quilos.

Se uma explicação ou outra sobre a origem do chester é a correta, não tenho certeza, mas que ele é um frango modificado se pode constatar comparando-o com o frango comum.  Por ter um peitão, ele é mesmo digno do nome "chester".

 

Ver mais CURIOSIDADES

 

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO