.

 

COMO MEMORIZAR MELHOR

.


"Dez dicas preciosas para reforçar a memória

Qual é o dia do aniversário da sua mãe? E do seu filho? Não lembra? O Fantástico dá agora dez dicas para melhorar a sua memória.

Marcos se enrola pra lembrar as datas de aniversário. Ariel tem dificuldade para memorizar as matérias da escola: 'O problema é decorar fórmula em química, física e matemática', conta Ariel Martins, estudante.

A neurologista Carla Ferreira fez uma visitinha à família Martins e tentou ajudar.

Tenta visualizar? Fechar os olhos e visualizar aquela imagem? Escreve a fórmula, depois fecha os olhos e tenta recriar aquela fórmula mentalmente', ensina Carla Ferreira.

O especialista em memorização, Renato Alves, tem a dica certa para quem nunca lembra o nome das pessoas: “Associar o nome dela com algo mais concreto, mais visual. Meu nome é Renato Alves, pode pensar em rena, rena de Papai Noel, Alves, aves. rena com ave, Renato Alves”.

Para decorar números de telefone: “Olhe o número, mas você vai digitar o número. Se concentra no que estiver fazendo, em poucos dias começa a transferir os telefones do celular para a sua memória natural”, afirma Renato Alves.

Outra situação bem comum: esquecer o celular, a chave de casa. “No caso de nós, homens, deixe os objetos pequenos sempre junto ao corpo, celular, chave no bolso, para não confundir essa falta de memória com um descuido qualquer”.

E tem aquele que guarda até demais. Cadê o passaporte? A certidão de nascimento?

“É bom que a gente tenha aquele hábito de criar aquela caixinha de documentos. Só pegue quando realmente precisar e aí, importante, tenha a disciplina de devolver no mesmo local”, ensina o especialista.

Na família Martins, por exemplo, o difícil é lembrar se fechou a porta de casa ou se ligou o alarme do carro. “Converse consigo no momento de fazer aquela atividade, tranquei a porta, diga: ‘tranquei a porta’. ‘Acionei o alarme, acionei o alarme’. Dessa forma, põe a sua mente mais presente na atividade e faz com que tenha certeza de que a realizou”.

E como voltar a um lugar já conhecido?

“Tente ir prestando atenção no local fazendo marcações mentais. Segui por uma avenida, passei por um posto, virei à direita, tinha uma loja de conveniência, dessa forma, você está ampliando sua concentração visual, a memória visual e, com certeza, lembrará mais facilmente quando tiver que retornar aquele local”.

No shopping, acontece sempre com o Mateus.

“Deixar o carro num determinado lugar e não saber onde ele está”.

“O ideal neste caso é chegar num local, parar, olhar a vaga do estacionamento e fazer uma associação, por exemplo, vaga C, número 6, imagina um cavalo com seis patas, é algo de estranho sim, mas força a sua memória, C6, essa é a vaga. Na hora de sair, vai lembrar”.

E tem dica para lembrar a senha do banco?

“Construa com coisas que façam sentido, por exemplo, eu posso montar uma senha com o horário que eu acordo, o relógio desperta às 5h50, então 550 ou o horário que eu almoço, às 12h30, então, 550123”.

E aquele recado importante?

“Você pode fazer algum tipo de associação, por exemplo, imaginando a pessoa chegando e já transmitindo o recado pra essa pessoa”.

Para estudantes, como Ariel, também é complicado memorizar um texto.

“Imediatamente após a leitura, vai fazer a fixação do texto. Como? Explicar para si mesmo esse texto e lembrando dos detalhes que foram lidos e são suficientes para lembrar desse texto por muitas semanas”. <Fantástico, 29/03/2010>

 

Ver mais  

 

..