DEMOCRACIA CORRUPTA OU DITADURA?


Democracia corrupta, ou ditadura? Não estou nada satisfeito com os nossos representantes desviando noso dinheiro. MAS é bastante preocupante ver pessoas preconizando o retorno da ditadura. Numa boa comparação, eu diria que isso seia como trocar FURTO por LATROCÍNIO! Valeria a pena substituir uma situação em que políticos furtam e podem ser denunciados e até processados por outra em que os mandantes são intocáveis, a imprensa não dá as notícias, e quem pensar em denunciar alguma coisa pode ser assassinado? Eu não acho uma boa idéia.

 

O quadro acima foi criado em resposta ao preocupante movimento de pessoas que propugnam o retorno desse regime tão nocivo, sob a alegação de que não podemos suportar tanta corrupção.

 

Um dos membros do movimento respondeu o seguinte:

 

"O Brasil é o campeão mundial de homicídios, amigo. Nem em países em guerra tantas pessoas são assassinadas como aqui. Já ouviu falar no caso Celso Daniel? E no caso toninho do PT? Sabe quem foi Mario Kozel filho? Respeito sua opinião, mas você está delirando se acha que está numa democracia. Quando a "revolução" petista estiver completa, todos irão se arrepender por não ter impedido. Mas enfim, você é quem sabe."

 

Ante tal comentário, achei necessário uma explicação da diferença entre a violência criminosa existente hoje e a violência institucionalizada na ditadura:

 

"O Brasil pode ser o campeão de homicídios, mas os homicídios em tese são punidos. Celso Daniel foi assassinado? Foi um crime. Políticos desviam dinheiro público? Sim, mas isso está sendo julgado.  O que não queremos é voltar a um governo que manda torturar e matar como se tudo fosse legal; um governo onde todos têm que ficar de boca fechada; um governo onde a imprensa não pode denunciar nada, e quem tenta fazê-lo acaba como Vladmir Herzog; etc."

 

Entretanto, embora apareçam muitas pessoas para apoiar minha explicação, ainda continuaram a surgir alguns defendendo o lado que prefere o retorno de uma situação que podemos ilustrar assim:

 

Estamos cansados dos furtos.  Então, vamos tirar esses caras do poder e colocar aqueles que assaltam e matam as vítimas e as testemunhas do crime.

 

"O regime foi marcado pelas restrições ao trabalho do Legislativo e do Judiciário, blindagem do Executivo – e, consequentemente, de todas as instituições civis e militares subordinadas ao governo federal –, censura à imprensa e repressão à sociedade civil.

A falta de fiscalização autônoma a agentes públicos, segundo o historiador Pedro Henrique Pedreira Campos, praticamente impedia o combate à corrupção. "Era um cenário ideal para práticas corruptas", diz ao UOL o historiador, autor do livro "Estranhas Catedrais - As Empreiteiras Brasileiras e a Ditadura Civil-militar", que aborda a ligação das empresas de construção com o regime.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/01/ditadura-militar-brasileira-era-cenario-ideal-para-corrupcao-diz-historiador.htm

 

É realmente preocupante.  Mas espero que o bom senso prevaleça, e não regressemos a um regime de terror, que só poderia ser superado por uma ditadura estabelecida por esses evangélicos que estão tentando tudo para conseguir poder para anular os atos do poder judiciário e impor seus pensamentos retrógrados à população.  Precisamos muito melhorar a situação política, não regressar a coisa pior do que a do momento.

 

Ver mais  POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.