DIA DO CANTOR

 

Hoje é dia do cantor
Publicado por Ministério do Trabalho e Emprego (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

Brasília, 13/07/2009 - Quem nunca cantou debaixo do chuveiro? Quando se está feliz, é o que milhares de pessoas costumam fazer. Mas há um grande número de pessoas que o fazem não somente por prazer, mas por encontrar nessa arte seu estilo de vida e, sobretudo, sua sobrevivência. O cantor, considerado uma das peças fundamentais da música, comemora hoje o seu dia.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-2007), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 2007 existiam 665 cantores com carteira assinada atuando no mercado fonográfico brasileiro, ganhando, em média, R$ 1,6 mil. A maioria (457) é do sexo masculino.

O Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), do MTE, reconhece a ocupação como 'Músico, intérprete, cantor', sob o código 2627-05. Para atuar não é obrigatório registro profissional, fato que impulsiona a informalidade no setor, por isso é comum encontrarmos milhares e milhares de cantores tentando ganhar fama e dinheiro em bares e casas de show de todo o mundo.

A Lei Nº 3.857, de 22/12/1960 criou a Ordem dos Músicos do Brasil e regulamentou a profissão, responsável por disciplinar, defender a classe e fiscalizar o exercício da profissão. De acordo com a Lei, cabe privativamente ao cantor realizar recitais individuais; participar como solista de orquestras sinfônicas ou populares; participar de espetáculos de ópera ou operetas; participar de conjuntos corais ou folclóricos; e até lecionar, uma vez diplomado.

Entre os cantores que mais venderam discos em toda história musical brasileira estão Roberto Carlos, com mais de 100 milhões; Nélson Gonçalves, mais de 60 milhões; Rita Lee, mais de 55 milhões, Chitãozinho e Xororó, mais de 35 milhões, e Xuxa, mais de 30 milhões.

A data - A comemoração do dia não é determinada por lei. Além do dia 13 de julho, comemora-se o Dia do Cantor também no dia 27 de setembro. Também neste 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock, gênero musical surgido em meados dos anos 50 nos EUA, com raízes na música negra americana.
Assessoria de Imprensa do MTE

http://mte.jusbrasil.com.br/noticias/1529646/hoje-e-dia-do-cantor

 

Ver mais DATAS

 

..

.