DIA DO DATILÓGRAFO

24/05

 

 A arte de escrever

 

É praticamente uma relíquia e soa estranho para os mais novos, mas o datilógrafo, cuja data se comemora neste 24 de maio, foi um dos profissionais mais importantes dos escritórios e empresa no mundo até meados da década de 1980.

Era função da datilografia escrever cartas, petições... Ou seja, escrever com os dedos, assim como fazem atualmente os chamados digitadores.

As máquinas de escrever tem origem em 1869, quando da fabricação delas pela empresa Remington and Sons. Hoje, com o advento do computador, elas viraram relíquias. Porém, alguns escritórios (poucos) ainda as utilizam em função de não gastar energia.

<http://www.oabsp.org.br/portaldamemoria/datas-comemorativas/dia-do-datilografo>

 

Eu, considerando a produtividade e a facilidade de corrigir erros, digo que usar uma máquina datilográfica em vez de um computador fica mais caro do que o gasto de energia deste.

 

Datilografar é a função que escolhi para o meu primeiro emprego privado, o segundo e vários anos do meu tempo de serviço público.

 

Desde a primeira vez que vi uma pessoa datilografando, gostei da arte e, quando fui procurar o primeiro emprego, comprei uma pequena máquina datilográfica, olhei o manual dela, comecei a escrever e, em alguns meses, eu estava empregado como datilógrafo.  E a arte foi muito importante nos meus primeiros concursos públicos.

 

Ver mais DATAS

 

..

.