DIA DOS PESCADOR

29 de Junho

 

Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é padroeiro dos pescadores. Por isto, a data foi escolhida para comemorar o dia do pescador.

Pescador não é só bom de história. É aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Antes do sol nascer, lá vai ele com seu barco pesqueiro e pára onde sabe que dá peixe - sabe direitinho onde a pescaria é boa. Quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender.

Pescador

Este personagem - o pescador que vive de sua própria produção - é bastante comum no nosso país. Muitos vivem em praias paradisíacas e pouco habitadas; nos feriados e nas altas temporadas, costumam ganhar bem mais do que a média anual. Porém, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela pesca esportiva de pessoas sem licença e sem consciência ambiental, que pescam quantidades superiores à permitida; a poluição das águas também compromete a vida dos peixes e conseqüentemente a dos pescadores.

Portanto, além de cuidar e entender a natureza, o pescador precisa que todos sua volta façam o mesmo. Afinal, ele é um dos que sentem na pele como o equilíbrio da natureza é também o equilíbrio do homem.

(Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-do-pescador.php)

 

Quando se fala em pescador, pensa-se também em mentira.  Dizem ser o profissional que mais mente em relação ao próprio trabalho.  É o peixe maior que escapou, o animal esquisito que apareceu durante a pescaria, o fenômeno natural que presenciou por passar um dia todo em contato direto com a natureza, etc. Há pescadores que gostam de aumentar suas façanhas, principalmente quando não há provas contra suas palavras. Contam-se também muitas piadas de pescador. 

 

Ver mais DATAS

 

..

.