DIA DO SOL

 3 de Maio


Em 03 de maio é comemorado o Dia do Sol, uma data voltada para a valorização dessa importante fonte de energia.

O Sol é uma estrela de aproximadamente 4,5 bilhões de anos que não faz parte de nenhuma constelação. Ele está localizado a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e é extremamente quente, atingindo temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius.

Em 03 de maio, comemora-se o Dia do Sol, uma data voltada para a valorização dessa importante estrela que possui profunda relação com a sobrevivência de todas as espécies de seres vivos da Terra.

A luz solar é a fonte de energia de todos os seres vivos, sem a qual seria impossível sobreviver. Inicialmente as plantas usam a luz solar em um processo conhecido como fotossíntese, que transforma a energia luminosa em energia química. Essa energia é captada pelos seres que se alimentam dos produtores e, posteriormente, é passada para os consumidores secundários e assim sucessivamente por toda a cadeia alimentar. Vale destacar que, a cada transferência de energia de um nível trófico para outro, essa energia diminui.

Além de fornecer energia, o Sol exerce outro papel de total relevância, que é a participação no ciclo da água. Ele fornece calor suficiente para que a água evapore e os seres vivos transpirem, atuando ativamente na formação das nuvens e, consequentemente, no regime de chuvas.

<https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-sol.htm>


 

Ver mais  COMEMORAÇÕES, FATOS, MITOS

 

..

.