DIA MUNDIAL DO TRABALHO -- 01/05/2003 -

 

“A data foi comemorada mundialmente pela primeira vez em 1890, por indicação da Segunda Internacional, associação fundada na França por representantes dos partidos social-democratas para fortalecer em escala mundial as classes operárias. No Brasil, teve a sua primeira celebração em Santos (SP) no ano de 1895, por iniciativa do Centro Socialista. Como feriado, foi comemorada pela primeira vez no país em 1925. Neste mesmo dia a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi instituída pelo governo Vargas em 1943” (Agenda Elefante).

"A data internacional surgiu após protestos e mortes de operários


“O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho” (Almanaque Terra).

"O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de uma pessoa alegre" (Victor Pauchet)

"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã, vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta" (Bob Dylan)


Ver mais
CONHECIMENTOS GERAIS

 

..

.