DIA DOS CORREIOS

 

Correio - É uma palavra comum a várias línguas românicas. Sua origem é duvidosa, ainda que se suponha que provém do provençal antigo 'corrieu', palavra composta de 'corir' (correr) e 'lieu' (lugar), que também designava a pessoa que ia de um lugar a outro com cartas e mensagens. Além disso, também se chamou a atenção para a importância que pode ter tido o vocábulo do castelhano antigo 'correo', que nos tempos do Cid Campeador significava 'bolsa para levar dinheiro'. Esta hipótese não explica como a palavra teria chegado ao italiano 'corriere' e ao francês 'courrier', além do catalão 'correu' e ao provençal 'corrieu', naqueles tempos de comunicações difíceis e de viagens difíceis e intermináveis.

 

A etimologia do adjetivo 'postal' é mais clara, provém do latim 'positus', nome dos postos de correio situados ao longo dos caminhos para dar descanso aos cavalos dos mensageiros.

(Wikipédia).

 

Outra fonte informa simplesmente que "essa palavra veio do Espanhol correo, que por sua vez veio do Provençal corrieu, “mensageiro”, do Latim currere, “deslocar-se rapidamente, correr”.

(http://origemdapalavra.com.br/palavras/correio/)

 

"Quando o Brasil foi descoberto, o correio já existia, no entanto, o serviço postal regular só foi iniciado em 25 de janeiro de 1663. No ano de 1931, foi criado o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) e o Correio Aéreo Militar, o que permitiu que as correspondências pudessem ser entregues aos mais remotos destinos". (http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-correio.htm)

 

"Um ano após o lançamento do primeiro selo postal adesivo, na Inglaterra, em 1840, tem início o Segundo Reinado, no Brasil, coroando [[D. Pedro II], em 17 de julho de 1841. Nesse novo cenário político-administrativo e depois de agitados anos do período regencial, o novo regente aprova, em 29 de novembro de 1842, dois Decretos - n° 254 e n° 255 - que instituíam o uso do selo postal adesivo nas correspondências brasileiras, efetuando-se nos correios do Império o porte antecipado das cartas. Assim como na Inglaterra, a emissão do primeiro selo postal adesivo, no Brasil, foi problemática. Também como ocorreu além-mar, pessoas vinculadas ao Império estavam engajadas em elaborar uma estampa que o representasse satisfatoriamente. Eram funcionários ou encarregados de instituições vinculadas ao Império, como por exemplo: a Casa da Moeda, a Diretoria Geral dos Correios do Império, Secretaria de Estado do Império etc." (Wikipédia).

Conta-se que, nos dias do império romano, um mensageiro corria com as correspondências até determinado posto, onde elas eram passadas para outro, que corria até o destinatário ou um terceiro correio que dava continuidade ao trabalho.  E o nome correio teria significado mesmo alguém que corre.

 

Só ainda não encontrei uma fonte que explica a razão de o dia dos correios ser 9 de outubro.

 

Ver mais CURIOSIDADES

 

..

.