DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E SUA ABOLIÇÃO

23 de agosto


Este 23 de agosto é o Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição.

Em nota, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a data honra a memória de homens e mulheres que “se revoltaram em Santo Domingo abrindo caminho para o fim da escravidão e da desumanização”, em 1791.
 

Papel crucial

 


[A Arca do Retorno, o memorial permanente para honrar as vítimas da escravidão e do comércio transatlântico de escravos, na entrada da sede da ONU em Nova Iorque.]
Foto: ONU/Rick Bajornas.
A Arca do Retorno, o memorial permanente para honrar as vítimas da escravidão e do comércio transatlântico de escravos, na entrada da sede da ONU em Nova Iorque.

Foi naquela noite que a então ilha abrigou o movimento que “teria um papel crucial na abolição do tráfico transatlântico de escravos”.

Com a revolta, o Haiti se tornou a primeira república governada por descendentes de africanos.

Azoulay afirma que esse capítulo da história mundial deve servir de lição para “desconstruir os mecanismos retóricos e pseudocientíficos” que viabilizaram o crime da escravatura e da escravidão.

A chefe da Unesco ressalta que “a lucidez é o requisito fundamental para a reconciliação da memória e o combate a todas as formas análogas à escravidão atuais, que continuam afetando milhões de pessoas, especialmente mulheres e crianças”.
<https://news.un.org/pt/story/2020/08/1723872>

 

Ver mais COMEMORAÇÕES, FATOS E MITOS

 

..

.