.

.

 

A DROGA DAS DROGAS -- 15/07/2001

 

Quase todo viciado em drogas pesadas, quando interrogado, diz: eu comecei com maconha. Mas quase ninguém usa maconha antes de usar o tabaco. Daí a conclusão lógica: o cigarro é a base de todas as drogas. Quando conseguirmos convencer os 20% da população que fumam a deixar o cigarro, eliminaremos as demais drogas. Por outro lado, enquanto for livre e incentivado o uso do tabaco, haverá maconha, cocaína, heroína, craque, etc.

Segundo a médica Maria das Graças Rodrigues de Oliveira, “O cigarro é a porta de entrada para o uso de drogas ilícitas. Adolescentes fumantes entre 12 e 17 anos têm 50 vezes mais chances de usarem cocaína e 12 vezes mais propensão de usar heroína do que os não fumantes - alerta a pediatra.” (de um documentário encontrado na internet).

Há anos, o Dr. José Feldman, pneumologista, afirmou que tal fato “já está comprovado, pois a grande maioria dos que fazem uso da maconha, da cocaína, da heroína, como das anfetaminas começa fumando.” (Azenilto Guimarães, Cigarro, Como Apagar Essa Idéia, pág. 46).

Por que quase todo alcoólatra é fumante? Seria o alcoolismo que atrai o tabagismo? Já ouvi esta pergunta na TV, não ouvi a resposta. O que acontece é o contrário: O cigarro é que diminui a força de vontade e predispõe o viciado à dependência, de modo que ele se torna mais facilmente escravo de outras drogas além do cigarro; daí a probabilidade maior de quem bebe e fuma se tornar alcoólatra quando fuma.

Mas os fumantes que não chegam às chamadas drogas pesadas não estão em posição muito melhor do que os que as usam. O cigarro mata mais que todas as outras drogas em conjunto. Dados da OMS divulgados em 1995, “dão conta de que o cigarro causa mais mortes prematuras que a soma das mortes causadas por Aids, Coca, Heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóveis e suicídios” (Jornal Pampulha, 16 a 22/11/96, pág. 7).

Veja a seguir como o cigarro ataca o organismo de diversos modos.

Embora apenas um quinto da população mundial tenha o vício do tabagismo, são fumantes 81% dos impotentes sexuais, segundo pesquisa americana; quase todos os que morrem de infarto, derrame, enfisema pulmonar e câncer do pulmão, boca e garganta. O cigarro enfraquece os sentidos, especialmente o olfato e o paladar; prejudica a visão; forma radicais livres, que conduzem ao envelhecimento precoce; debilita o sistema imunológico, predispondo o organismo às doenças viróticas e bacterianas, pelo que se tornou “a maior causa de mortes do Planeta.” (SUPERINTERESSANTE, janeiro/91, pág. 72); incomoda e prejudica outras pessoas, o que traz inconvenientes sociais.

O cigarro é a droga que mais vicia, dominando 80% dos seus usuários, vindo em segundo lugar a heroína, como 35%.
Para ver o gráfico do poder de várias drogas, leia O PODER DE CADA DROGA

Não há mais motivos para se deixar enganar pelas criminosas propagandas que ainda hoje se veiculam pela televisão.


Ver MAIS

 

..