FATIA DE LIMÃO NA BEBIDA PODE MATAR?

Por Manoel Netto em 6 de dezembro de 2009


Em diversos bares, principalmente os que servem comida ou cerveja mexicana, é costume adicionar uma fatia de limão dentro da garrafa de cerveja, para dar um gosto especial (os mexicanos gostam bastante). A mistura, assim como com a Coca-Cola ou a vodka, apenas adicionam uma característica cítrica ao sabor da bebida, sem prejudicar qualquer outra propriedade (tem gente que acha que a cerveja com limão faz ficarmos bêbados mais rápido).

Existe, no entanto, um e-mail circulando na Internet, replicado nas caixas de mensagens e em blogs, com uma falsa afirmação de que a mistura pode matar em circunstâncias especiais. Afirma-se que o limão após cortado por muito tempo, quando em contato com a cerveja do tipo draft (aquelas long neck mais leves e claras) produz uma substância mortal. Essa mensagem é mentirosa e alarmista, apenas um boato que vive enchendo a Internet de bobagens. Vamos à análise da mensagem:

  • As únicas referências para a morte de um homem em Camboriú relacionados a cerveja, boate, limão (!) são as replicações dessa mesma mensagem em diversos canais de perguntas e respostas, fóruns e blogs. Não há um só veículo de notícia que tenha falado algo sobre essa alegada morte.

  • Os micro-organismos que a mensagem alega – sacarovictus coccus cevabacillus ativus – não estão presentes em cerveja, nem mesmo parecem existir (não encontrei nenhuma referência sobre ele). Para complementar, o vilão ácido cítrico está presente em cada célula do corpo humano. Se fosse verdade que esse ácido reage com o tal micro-organismo, se ele existisse e estivesse mesmo presente na cerveja, eu já estaria morto, aliás, todos nós. 

  • O autor da mensagem descartou a causa do problema como sendo salmonella pelo simples fato de terem comido apenas em casa? Como assim, salmonella está presente em níveis diferentes em tudo que comemos. Os níveis elevados é que nos causam problemas, normalmente intestinais. E esse nível elevado pode se dar em qualquer momento, sob qualquer justificativa, até mesmo uma mão mal lavada no momento do jantar.

  • Ainda sobre “alimentar-se só em casa”, isso significa que o “irmão” bebeu a noite toda sem comer nada e depois colocou a culpa na fatia de limão!? Enxergam as discrepâncias da mensagem?

  • A gota d’água é a frase final, onde o autor pede “humildemente” para repassar a mensagem. Corrente de boatos! Não faça isso, por favor. Você poderia até responder para a pessoa que te encaminhou, com o endereço dessa página, quem sabe ela aprende a não repassar mentiras sem pesquisar.

A única dica válida da mensagem é a de consumir o limão logo após cortado. Com o passar do tempo ele perde vitamina C e o próprio gosto azedinho característico.  (Fonte: balela.info)

 

Ver mais ALARMES FALSOS

 

..