Fumar dá barriga

 
 

Emagreça com Saúde!

É por isso que voltar a acender o cigarro só para emagrecer é a maior roubada

por Thaís Cavalheiro

Depois de várias tentativas, enfim, você venceu o tabagismo. Parabéns! Só que, passados poucos meses, a balança e a calça que não fecha denunciam um bom aumento de peso. Será, então, que largar o vício não compensou ? – perguntam-se os ex-fumantes frustrados com os quilos a mais. Para a saúde como um todo, sem a menor sombra de dúvida foi um ótimo negócio. Já para o controle do peso... “A nicotina tem uma ação termogênica”, admite Márcio Mancini, endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo e presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica -www.abeso.org.br/marciomancini). “O coração bate mais rápido, respira-se mais vezes por minuto e essa aceleração metabólica produz mais calor, o que leva à queima de gordura.”

 

Calma, não tire conclusões precipitadas e não insista no vício só porque perdeu uns quilinhos. Acredite: eles vão voltar. Pior: vão estacionar bem lá, na barriga. Isso mesmo. A gordura abdominal é implacável com a turma que vire e mexe bota o cigarro na boca. “Quem volta a fumar não deve se iludir. Tudo o que se perdeu será recuperado. E a pessoa ainda ganha todos os malefícios provocados pelas substâncias tóxicas”, garante o especialista.

O que fazer? “Não dê a primeira tragada”, recomenda Mancini. “E aumente a freqüência da atividade física, que também tem efeito termogênico.” (Revista Saúde, fev/2009)

Ver mais SAÚDE

..