FUMAR NÃO VALE A PENA
 

Muitos fumantes, ao saber que o tabaco causa câncer, enfisema pulmonar, envelhecimento precoce, ainda dizem que vão morrer um dia mesmo, então não precisam se preocupar com o que o cigarro causa. Isso é não levar em conta que, além de encurtar a vida, o vício a torna mais desagradável.

1- O mau cheiro decorrente do vício faz com que a maioria das pessoas se afastem dos fumantes. Aí o viciado considera que não há problema, pois há outras pessoas viciadas que estão acostumadas com aquele odor e podem lhe fazer companhia.

2- O cigarro pode lhe causar câncer ou enfisema pulmonar e uma série de outros males. O fumante pensa: um dia vou morrer de alguma coisa mesmo; não vale a pena me privar do prazer do vício. Não leva em conta que aquele prazer é momentâneo e que nos momentos em que lhe falta a droga, fica experimentando muitas sensações ruins, além do que o prazer vai diminuindo com o tempo, exigindo maior quantidade da droga.

3- O tabaco faz com que a pessoa sinta menos o sabor dos alimentos, tirando-lhe muito do prazer da hora da alimentação. Por isso, a maioria dos fumantes precisam de muitos condimentos fortes.  Na maioria das vezes eles nem sabem que é o vício que reduz seu olfato e o paladar.

4- Como redutor da sensibilidade, além de prejudicar a circulação sanguínea, facilitando a impotência no homem e a frigidez na mulher, o vício faz com que, mais cedo do que  o normal, os orgasmos se tornem menos intensos.

No final, o viciado tem uma vida mais curta, com menos saúde e com menos prazer do que se nunca se tivesse entregado ao vício. Muitos fazem um grande esforço e se livram do vício, quando percebem que fumar não vale a pena. E já se foi há muito o tempo em que fumar era visto como algo glamuroso.  Se no passado parecia haver, hoje não há razão para um ser inteligente se entregar ao vício.

 

Ver mais sobre o TABACO

 

..

.