.

.

CIGARRO ACELERA O ENVELHECIMENTO DA PELE


"Se você fuma (não devia!), saiba os males que este inimigo faz à sua pele e como cuidar do prejuízo.

Pesquisas apontam que cerca de 1,1 bilhão de pessoas fumam no mundo. Um dos males causados pelo cigarro é o envelhecimento precoce de pele, que pode evoluir para problemas mais graves.

Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo, a nicotina prejudica a circulação periférica da pele. “Nos Estados Unidos, os médicos não fazem cirurgia plástica em fumantes”, disse. “Por causa da má circulação, há risco de gangrena”, afirma. 

O fumante tem 4,7 vezes mais chance de ter rugas do que o não-fumante.
 
O hábito de fumar pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. A fumaça do cigarro ativa os genes responsáveis pela criação de uma enzima que faz a quebra das moléculas de colágeno da pele. 


Estudo realizado pela Universidade de Ouiu, na Finlândia, com 47 fumantes e 51 não-fumantes, e vários outros estudos de revistas médicas, como a Southern Medical Journal, concluíram que os fumantes apresentam bem mais precocemente rugas no rosto e aparência da pele envelhecida, quando comparados com pessoas da mesma idade que não fumam

Ver mais sobre o TABACO

..