O INVERNO E O VERÃO

As imagens abaixo mostram a inclinação da Terra que produz o inverno e o verão.

21 de junho, às 18:00 horas em Greenwich

22 de dezembro, às 18:00 horas em Greenwich

A parte escura no alto da imagem é onde é noite polar norte no dia 22 de dezembro, e a parte clara na base é o dia polar sul.

23 de setembro, às 18 horas em Greenwich

A imagem de 21 de junho mostra a Terra mais inclinada para o Sul, deixando o Norte mais voltado para o Sol. Estamos no longo dia do Polo Norte e na longa noite do Polo Sul.

 

A imagem de 22 de dezembro mostra a inclinação oposta, deixando o Sul mais iluminado, com um dia contínuo, e o norte fica mergulhado na escuridão por vários dias.

 

O início do verão não tem unanimidade, alguns dizendo ser 21, outros afirmando ser 22 de dezembro, essa data mais apontada pelos amantes da atrologia:

"O 'verão austral' tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério." (Wikipédia) 

"Em 22 de dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre, o Hemisfério Sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste Hemisfério, conseqüentemente o início do inverno no Hemisfério Norte." (http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diaverao.html)

 

Já no início da primavera do Sul (23 de setembro) e no início do outono (21 de março, que é primavera no Norte),  podemos ver que a Terra não tem inclinação, época em que quem mora dentro dos trópicos pisa em cima da sombra ao meio dia.

 

 

Veja a terra de todos os lados, clicando AQUI.

 

Ver mais  

..

.