O CONHECIMENTO REALMENTE DIMINUI A RELIGIÃO -
- 22/04/2006 -

 

Mestres religiosos tentam defender a idéia de que a religião não está ligada à ignorância. Todavia, pesquisas recentes confirmam que um povo é tão mais religioso, quanto maior a sua falta de conhecimento. Países desenvolvidos têm menos religiosos.

A argumentação cristã:
"Desde o Iluminismo, a "crença" dos incrédulos era que, à medida que o conhecimento científico fosse aumentando entre a população, a religião entraria em decadência. Engano. O contrário sim, é verdade. E isso é testemunhado pelas próprias estatísticas. Embora um ateu rejeite isso como prova, a verdade é que a própria natureza humana é um inegável testemunho a favor da existência de um ser supremo. Em todos os povos e em todas as épocas, a idéia de um Ser supremo sempre esteve presente, independente do grau de desenvolvimento" (Eguinaldo Hélio de Souza, CACP, A insensatez de quem não crê em Deus).

Os fatos:
"Pesquisa da rede britânica BBC realizada em dez países mostrou que 92% dos pesquisados acreditam em Deus ou em algum tipo de "poder superior". O maior índice de crentes foi encontrado na Nigéria, onde 100% dos mil entrevistados declararam ter fé em alguma força sobrenatural. Entre os pesquisados, a Grã-Bretanha é o país com a maior parcela de descrentes: 33%. Entre os sul-coreanos, o índice foi de 30%. Foram pesquisados ainda os Estados Unidos, Rússia, Índia, México, Indonésia, Israel e Líbano. Os dez países com 2,1 bilhões de habitantes, representam cerca de 1/3 da população mundial. O número de entrevistados em cada país variou de 1.000 a 1.038.

Acreditam em Deus:
Nigéria 100%;
Indonésia 99%;
Líbano 98%;
Índia 98%;
México 93%;
EUA 91%;
Israel 85%;
Rússia 77%;
Coréia do Sul 70%
Grã-Bretanha 67%." (VIDA & RELIGIÃO, ano 1, nº 1, págs. 6 e 7).

Conclusão:
Se, a Nigéria, um dos países mais miseráveis do mundo, onde a educação deve ser das piores, tem cem por cento de crentes, enquanto a Grã-Bretanha, lugar de alto nível educacional e grande avanço científico, é o país onde mais pessoas já não acreditam no sobrenatural, e o único país com um bom nível educacional e em que ainda há muitos crentes é Estados Unidos, situação dada ao fato de ser uma nação formada quase puramente de protestantes vindos da Inglaterra, a afirmação religiosa é falsa. Apesar de sua origem muito religiosa e do grande fanatismo existente até hoje, quase dez por cento da população americana já não vêem razão para acreditar no sobrenatural. E a tendência é sempre aumentar esse número, ainda que muitos tentem impor a religião até nas escolas. Não estavam errados os iluminista ao afirmar que, "à medida que o conhecimento científico fosse aumentando entre a população, a religião entraria em decadência".

 

Veja em estudo mais recente esse avanço da racionalidade.

 

Ver mais por que COMBATER OS MALES É PRECISO

 

..

.