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MALHAÇÃO MODERADA - PARECE QUE ACERTEI MAIS UMA VEZ -- 24/02/2003 -

Em meu livro “A fonte da Juventude”, editado em 2002, no Capítulo “Certo ou Errado?”, em comento como muitas vezes comportamentos meus que eram reprovados por alguns que diziam entender melhor foram posteriormente aprovados. Agora, matéria do Fantástico de 23/02/2003 apresentou uma proposta de exercício físico que coaduna com minha maneira de pensar contida no livro.

No capítulo “Construindo os músculos”, escrevi o seguinte:

“Quando executamos um grande esforço, nossas fibras musculares sofrem pequenas rupturas, que o organismo se encarrega de reparar. Após aproximadamente dois dias, as microrrupturas são preenchidas com proteínas, deixando o músculo mais forte e, conseqüentemente com maior volume, como prevenção contra uma agressão maior. Por isso, não é conveniente que tais exercícios sejam feitos todos os dias. Os ossos também ficam mais resistentes. Até uma fratura tende a criar uma maior resistência óssea após a reconstituição. Um quebramento posterior tende a ocorrer em outra parte do osso.” (A Fonte da Juventude, págs. 101, 102).

Ontem, o fantástico apresentou o “Super Slow”:

“‘O super slow é em torno de 10 a 15 segundos para você flexionar. Imagina mais cinco segundos segurando, fazendo o movimento da descida’, diz o coordenador de musculação Paulo Roberto Didonato. ‘Como tem um volume de treinamento muito pequeno, uma vez só por semana, a carga tem que ser maior. Eles também preconizam a fadiga através do movimento sendo cada vez mais lento. Então, você leva à fadiga muscular em menos tempo e menos exercício’, explica o fisioterapeuta Maciel Murari Ferraz.”

O tempo irá mostrar a eficácia do Super Slow. Embora, não indicado para pessoas cardíacas, que não podem ser submetidas abruptamente a grande esforço, para uma pessoa normal creio trazer bons resultados; porque a memória do esforço se perpetua por muitos dias; assim, os nossos músculos, uma semana após o esforço intenso, estão bem reconstituídos e ainda preparados para outra carga pesada.

Ainda que se venha a comprovar que o esforço uma só vez por semana seja pouco, já é quase consenso que malhar todos os dias não faz bem. Precisamos de bons intervalos de descanso.

Ver mais sobre o SUPER SLOW
 

Para saber mais sobre a nossa adaptabilidade, veja “A Fonte da Juventude


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