QUEM É O PRÓXIMO?

 

A lei divina dos hebreus diz: "Não cobiçarás a mulher do próximo".

E os evangelhos dizem que Jesus mandou "amar o próximo como a si mesmo"

 

Diante dessas situações, é importante verificar o que significa exatamente essa palavra, ou seja, que pessoa poderíamos considerar como o "próximo".

 

Na parábola do bom samaritano, há uma definição:

 

"Ele [um certo doutor da lei], porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?
Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo." (Lucas, 10:29-37).
 

Aí ficou definido o que é o próximo.  Não é qualquer pessoa.

 

Se esse homem da história de Jesus cobiçasse a mulher do samaritano, ele estaria transgredindo o mandamento divino, pois o samaritano era o seu próximo.

Todavia, ele poderia cobiçar a mulher do sacerdote e também a do levita, que não estaria transgredindo o mandamento.  Esses não eram próximos.

 

Nós só não podemos cobiçar as mulheres daqueles que nos ajudam quando precisamos, porque eles são nossos próximos.  Mas daqueles que não estão nem aí pelo que acontece conosco, podemos cobiçar à vontade, sem nenhum risco de estar transgredindo um mandamento divino.

 

Ver mais HUMOR RELIGIOSO

 

..

.