OVO DE COLOMBO

 

O Ovo de Colombo é uma metáfora para referir-se a soluções "aparentemente" muito naturais e óbvias, mas que alguém teve que pensá-las algum dia, e alguém teve que implementá-las, para depois serem tão naturais.

Conta-se que em uma certa ocasião, após o grande feito da descoberta da América, Cristóvão Colombo foi convidado para um banquete. No banquete, um dos presentes, enciumado com o glamour de Colombo, fez a seguinte pergunta:

- "Se você não tivesse descoberto a América, por acaso não existem outros homens na Espanha que poderiam fazê-lo?"

Colombo então, longe de se exaltar, não respondeu diretamente à pergunta, mas propôs um desafio aos presentes. Pegou um ovo de galinha e desafiou todos os que estavam ali para colocar o dito ovo em pé, sobre uma das extremidades, o desafio foi bem aceito, todos ávidos por ganhar de Colombo. Após algum tempo, Colombo solenemente pediu sua vez, pegou o ovo e deu leves batidas contra a mesa até que a casca levemente se quebrasse embaixo, e com esse achatamento, foi simples colocá-lo de pé.

O homem que havia iniciado o desafio exclamou:

- "Assim qualquer um pode fazê-lo!"

E Colombo retrucou:

- " Sim, qualquer um! Mas "qualquer um" ao que se lhe tivesse ocorrido fazê-lo."

E acrescentou: - "Uma vez que eu mostrei o caminho ao Novo Mundo", "qualquer um" poderá segui-lo. Mas "alguém" teve antes que ter a idéia. E "alguém" teve depois que decidir-se a colocá-la em prática."
(Fonte: Wikipédia)

 

Ver mais CURIOSIDADES

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO