Economia e política, conhecimentos gerais, contos e crônicas, avisos, cartas, humor.

 

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Veja as respostas de alguns especialistas - e arrisque a sua.

"Graças à genética moderna, podemos ter certeza de que o ovo veio antes. As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozóides. É isso que dá origem a novas espécies."
Christopher Langan, autodidata americano tido como "o homem mais inteligente da América", com QI de 195 pontos.

"Quando a galinha ainda era um ovo, ainda assim ela era da espécie Gallus gallus. Portanto, a primeira forma de vida dessa espécie teria que ser um ovo."
John Brookfield, especialista em genética da evolução da Universidade de Nottingham, na Inglaterra.

"Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru."
David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra.

"Por criação queremos dizer a condução à vida por um criador sobrenatural. Ele usou processos que não estão agora em operação, em lugar do universo natural. Mas Ele foi responsável por dar a vida a todos os seres."
Duane Gish, bioquímico e pensador criacionista, crítico da teoria da evolução. (Superinteressante, fev/2008).

 

Eu fico com a explicação de Christopher Langan.   "As mutações que separam uma nova espécie de seus pais geralmente ocorrem no DNA reprodutivo, presente em óvulos e espermatozóides". Um ovo é o produto da união entre óvulo e espermatozóide. Todo animal, inclusive o homem, passa por uma fase em que é um ovo. A diferença é que o mamífero fica no ventre da mãe até nascer, e o filhote da ave é posto para fora envolto naquela casca antes de completamente formado. Como cada mutação ocorrida para transformar uma ave anterior em galinha se dava na formação do ovo, se pudéssemos apontar qual a primeira ave que poderia ser chamada de galinha, ela necessariamente teria vindo de um ovo, e a característica de galinha teria surgido com o ovo.

 

Ver mais CIÊNCIA

Para abrir em nova janela, mantendo esta página aberta, pressione SHIFT ao clicar no link.

- -

BUSCA
Google

PROCURE NA CAIXA ABAIXO