A PIOR INVENÇÃO DO HOMEM -- 23/06/2001

 

No século passado, mais precisamente no ano 2000, na seção de “sugestões” da minha página, convoquei os leitores a dizerem “Qual a pior e qual a melhor coisa que o homem já inventou” . Não foram muitos os opinadores, mas surgiram várias opiniões.

Enquanto sobre a melhor invenção houve quase completo silêncio e a afirmação “não sei”, sobre a pior quase só apareceu “cigarro”, “vício” e “drogas”. Apenas surgiram algumas isoladas dizendo ser: Guerra, política, religião, ateísmo, armas.

Uma vez que o tabagismo é um “vício”, e o cigarro, quando utilizado na acepção de tabaco, é uma “droga”, precisamente aquela que prepara o viciado para o uso das chamadas “drogas pesadas”, levando-se em conta os danos que, por si só, acarreta ao viciado os seus companheiros, parece não haver dúvida de que ele é a “pior” invenção do homem. Se a palavra “cigarro” for utilizada no sentido mais técnico, o instrumento de uso das drogas mais conhecidas (tabaco e maconha), mais razão existe para ser considerado a pior coisa inventada pelo homem.

Veja as razões a seguir:

1. O cigarro é, segundo afirma o Dr. Jorge Alexandre Sandes Milagres, capaz de “produzir mais vítimas fatais do que todas as guerras” (www.cigarro.med.br);

2. causa, segundo dados da OMS, “mais mortes prematuras que a soma das mortes causadas por Aids, Coca, Heroína, álcool, incêndios, acidentes de automóveis e suicídios” (Jornal Pampulha, 16 a 22/11/96, pág. 7).

3. além de destruir a saúde do viciado, atinge as pessoas que estão próximas dele;

4. prejudica dos pés até os cabelos;

5. O fumante inveterado fuma, não exatamente para sentir prazer, mas para aliviar o mal-estar que sente quando lhe falta a droga.

6. As chamadas drogas pesadas raramente são usadas por quem não é fumante; porque o tabaco perverte o olfato e o paladar do viciado, preparando-o para aceitar qualquer outra droga. Quase cem por cento dos entrevistados dependentes de cocaína ou craque dizem ter começado com maconha. Mas, se forem interrogados mais profundamente, eles revelarão que começaram com o tabaco. Só dizem que começaram com maconha, por terem a visão distorcida de o tabaco não ser droga. Essa distorção decorre do fato de o tabaco não ser proibido como as outras drogas.

Há muitas outras razões, mas essas seis imagino ser suficiente.

Agora convido os leitores a apresentar seus pontos de vista. Creio que a maioria concordará comigo, mas se alguém conhecer alguma coisa que ache ser uma invenção pior do que o cigarro, eu gostaria de saber. Se alguém considera alguma coisa a melhor invenção do homem, terei prazer de receber também essa opinião. Escrevam para jfp@joaodefreitas.com.br


Este texto foi publicado em 23/06/2001, e até hoje não foi apresentada uma coisa tão maléfica para superar o cigarro como a pior invenção do homem.


Ver MAIS

 

..

.