POVO ORGANIZADO SEM ESTADO?

 

Um povo organizado vive sem estado. Onde?

 

Isso é possível hoje? Sobreviveria um povo sem nenhum comando? Existe isso em algum lugar?

 

Estudos antropológicos dão conta de que todas as organizações, desde as mais primitivas até as mais modernas, têm alguém no comando.  As mais primitivas tende a ter chefes vitalícios, enquanto as mais avançadas tendem a eleger periodicamente membros que assumam a direção e zelem pelo respeito às normas da sociedade.

 

Nos tempos mais primitivos, todas as nações tinham suas regras, que, quase sempre, diziam ser provenientes dos deuses, o que induzia o povo em sua ignorância a acatar normas absurdas como justas.  Exemplo: vingar "a maldade do pai nos filhos até a terceira e a quarta geração".

 

Conforme bem explicou Thomas Hobbes, "o convívio não é de boa vontade, nem é agradável, mas sim convencional, aceitável e tolerável, em que os homens se abrigam, fugindo daquele estado de guerra generalizada de todos contra todos, evidenciando a necessidade de criação do Estado, a partir de um contrato social que visa a abdicação do poder ilimitado de cada um e um redirecionamento desse poder (poder de polícia) para a manutenção da ordem e da estabilidade."

 

Em um passado não muito remoto, nações inteiras eram destruídas por outras, dado que normas internacionais eram inexistentes. Quem melhor se preparasse para a guerra saía assaltando os vizinhos e se apoderando de tudo. Hoje, os conflitos são muito menos do que no passado; todavia, por mais que a humanidade tenha avançado em conhecimento, por muito que se tenham desenvolvido organismos de pacificação internacional, ainda vemos a luta de uns para dominar os outros.  

 

Se até o crime, para ser bem-sucedido, precisa de comandante, como uma sociedade humana poderia sobreviver sem um poder controlador?  Acho que a nossa luta deve ser por um estado mais próximo da justiça, não pelo fim do Estado, que geraria um caos social muito maior.

 

Muitas vezes ficamos revoltados ao ver que as leis não são justas como gostaríamos que fossem, mas sem um estado e sem lei, a violência desenfreada seria muito pior do que é.  Não vejo como existir um povo organizado sem uma cúpula capaz de controlar as regras e o respeito da sociedade a elas. 

 

Ver também UMA SOCIEDADE SEM GOVERNO

 

Ver mais POLÍTICA

 

..

.