PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

 

Já circula pelas redes um vídeo que mostra que a falta dágua em São Paulo não é real, mas um artifício para privatizar o seu fornecimento.  E já temos aí bastantes exemplos dos problemas das privatizações.  Mas, como ainda a água não foi privatizada, olhemos para a Bolívia, onde isso já ocorreu.

 

"Publicado em 24 de jan de 2015
Olhem ai uma represa da cantareira cheia, pra quem está indo essa água? E a gente bebendo volume morto e quando tem ainda, fiquei indignado em ver essa represa cheia e os Paulistanos com a falta de água, somente ontem um milhão e duzentas mil pessoas sem água em São Paulo, e ainda ficam viaturas da policia florestal estacionadas as margens para não deixar ninguém tirar fotos e nem filmar a represa, se alguém parar nas margens eles abordam e mandam sair."

https://www.youtube.com/watch?v=U8LX046Iwv0

 

"Em 2000, na cidade de Cochabamba, ocorreu a privatização da água e do já precário sistema de abastecimento e redes de esgoto, que ficou a cargo da Aguas del Tunari, um consórcio criado com capitais estrangeiros. Da noite para o dia, a população com cerca de 700 mil habitantes aumentou as tarifas em até 300% sem que houvesse sequer melhora nos serviços ou ampliação da área de cobertura para as zonas mais pobres.
Quando, de uma hora para a outra, a água, que assim como o ar deveria ser considerado um bem comum, se transformou em uma mercadoria cara ou simplesmente inacessível para a pobre população, as pessoas foram proibidas inclusive de coletar a água da chuva, não tendo outra escolha a não ser irem para as ruas protestarem. Após dias de conflito das forças armadas bolivianas lutando contra os próprios bolivianos em nome dos lucros de uma empresa estrangeira, um jovem de 17 anos morreu com um tiro de sniper do exército boliviano. O presidente Hugo Banzer cedeu à pressão popular e anulou o contrato de concessão, retornando à prefeitura de Cochabamba o controle da água e a infame lei 2029, que previa a privatização de toda a água da Bolívia, caiu."

http://www.portalmetropole.com/2015/01/a-guerra-pela-agua-ja-e-uma-realidade.html
 

Conforme mostra o vídeo, há algo bastante sujo por trás da tão falada falta dágua. Todavia, como aqui muita gente não percebeu o aumento de custo que ocorreu aqui com a telefonia, é bem provável que haja muitos pensando que privatizar o fornecimento de água vá melhorar alguma coisa.

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.