PRIVATIZAR É SOLUÇÃO?

 

Imaginem.  Há uma empresa pública que presta determinado serviço ao Estado.  Mas os mandatários do poder colocam lá no comando uns amigos que aproveitam da situação quando têm que contratar outras empresas para execução de algumas obras de sua infraestrutura.  Eles superfaturam os valores e pegam 1%, 2% ou mais para eles. 

Diante dessa situação, os próprios governantes que propiciam tal situação resolvem privatizar a empresa, sob a alegação de combater a corrupção.

Fazem um leilão, por meio do qual grandes empresários amigos adquirem bem baratinho essa empresa pública e ganham uma boa comissão no negócio.  Aí já sai ganhando muito mais do que se desviasse uns pouquinhos daquela empresa pública.

Privatizada a empresa, seus novos donos aumentam bastante o valor dos serviços, porque precisam de lucros muito maiores do que os que tinham a empresa anterior; e o povo nem percebe, porque existe inflação, surgem diversos fatores que justificam o aumento de custos, etc. 

Aí, vem uns 'génios' e dizem: agora não vai ter mais corrupção!  Empresa privada não vai contratar gente incompetente, não vai isso, não vai aquilo! 

E, como a empresa privada visa a lucro (e quanto mais lucro, melhor), todos nós pagamos muito mais caro por aqueles serviços de empresa pública que agora são prestados por uma empresa privada, mas muitos acham que agora está melhor, porque acabaram os desvios de dinheiro público. 

Além disso, torna-se necessário criar uma agência reguladora daquele serviço, que supostamente vai fiscalizar a empresa privada.  Nessa agência, sim, os governantes colocam seus amigos para defender os interesses da nova empresa, dizendo estar fiscalizando-a. E essa agência não dá nenhum lucro, só despesas a serem pagas com dinheiro público.

A empresa pública que existia devia dar pouco lucro ao Estado, pois sua finalidade era servir à população, e o pouco lucro que dava era público, somando-se ao volume de recursos vindo dos impostos.   Essa de agora, diferentemente, precisa dar bons lucros aos seus proprietários, e o povo paga bem mais caro para propiciar esses lucros, não ao país, mas a alguns milionários.

 

Tenho que explicar mais alguma coisa para algumas pessoas verem como é bom privatizar empresas públicas?
 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.