QUEBRAR O BRASIL E LEVAR O PAÍS A DESASTRE

 

De 'quebrar Brasil' a 'levar país a desastre', a imagem de Bolsonaro na imprensa internacional
Ricardo Senra - @ricksenra Da BBC News Brasil em Londres

25 maio 2020

Direito de imagem Reprodução
Image caption Veículos internacionais publicaram textos com duras críticas à resposta do presidente Jair Bolsonaro à crise gerada pelo coronavírus

Entre domingo (24) e segunda-feira (25), diversos veículos de imprensa internacionais publicaram longos artigos e reportagens com duras críticas à resposta do presidente Jair Bolsonaro à crise gerada pelo novo coronavírus.

O brasileiro é descrito um "líder vingativo", com atuação "irresponsável e perigosa", que investe seu tempo em brigas com juízes, parlamentares e "até os próprios ministros" enquanto governadores pedem ajuda.

"Quebrar o Brasil" e "levar o país ao desastre" são alguns dos prognósticos associados à atuação do presidente, descrito como um dos raros negacionistas da gravidade da pandemia e tem sua atuação apresentada como uma das piores em todo o planeta.

Quatro eixos principais dão contexto aos materiais publicados: o vídeo da reunião ministerial em que Bolsonaro supostamente exporia sua intenção de interferir em investigações contra familiares e pessoas próximas, a gestão ambiental do governo em meio à pandemia, o veto imposto pelo aliado Donald Trump à entrada nos EUA de pessoas que estiveram no Brasil e a insistência do presidente brasileiro em minimizar a pandemia e incentivar aglomerações públicas.
Direito de imagem Getty Images
Image caption 'A imprensa mundial é de esquerda', disse Bolsonaro, citando mais uma vez o presidente norte-americano

Diferente da narrativa governista, que costuma atribuir as críticas à esquerda, as análises negativas também estampam as páginas de veículos tradicionalmente conservadores, como o jornal britânico The Telegraph.

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52801691
 

Ver mais outros DATAS

 

..

.