RECICLAGEM DE PAPEL

Quantas vezes um papel pode ser reciclado?

Por C. Clairborne Ray

New York Times News Service

 

Existe um limite para o número de vezes que um papel pode ser reciclado?

Algumas fontes da indústria estimam que uma folha de papel comum feita a partir de fibras de celulose derivada de madeira pode sobreviver a de 4 a 6 passagens pelo processo de reciclagem. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos coloca o número entre 5 e 7 vezes.
Não é surpreendente que os rigores da remanufatura tenham um preço para as fibras.

Idealmente, o papel para reciclagem é separado por tipos, pois o papel com fibras longas, como papel branco de escritório, oferece maior flexibilidade para reciclagem, enquanto o papel de jornal, com suas fibras mais curtas, é geralmente reservado para a produção de mais papel de jornal e outros papeis de baixa qualidade.

O papel é retalhado e cortado, e então submetido a uma mistura de químicos e água. Depois, é aquecido enquanto é esmagado. Passa por um processo de centrífuga e separação, para remover impurezas; depois é descolorido com mais químicos; borrifado numa tela de arame, drenado, secado e comprimido por rolos aquecidos.

A cada passo, as fibras se tornam mais curtas, grossas e duras. Sendo assim, a fibra reciclada acaba tendo de ser misturada à fibra virgem para a produção de um papel com a qualidade desejada.

De acordo com a Associação Americana de Florestas e Papéis, 63,4% do papel consumido nos Estados Unidos foi recuperado para reciclagem em 2009.

Tradutor:

Gabriela d'Ávila

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/12/24/quantas-vezes-um-papel-pode-ser-reciclado.jhtm

 

 Ver mais CURIOSIDADES

 

..