.

x

.

 

SORRISO DE FUMANTE PODE DURAR POUCO -- 10/02/2005

Se você é fumante, arme-se até os dentes para ler essa notícia e tratar de largar o vício do tabaco. No quesito saúde bucal, os efeitos do cigarro vão de mau hálito à precoce perda dos dentes. Segundo uma pesquisa feita durante 12 anos na Johns Hopkins University (EUA), quem fuma pode ficar desdentado antes da hora, especialmente se o viciado for do sexo feminino. Segundo o estudo, as mulheres fumantes têm 67% mais chances de perder seus dentes do que as não-fumantes. Cortar de vez o cigarro ou diminuir seu consumo pode retardar o processo.
Outro estudo feito pela mesma universidade, com 155 homens e mulheres, mostrou que os fumantes têm o dobro de chances de desenvolver doenças do periodonto (conjunto que sustenta os dentes) em relação aos não-fumantes. A saúde bucal dos fumantes é mais frágil porque o tabaco diminui a resposta imunológica a bactérias. O monóxido de carbono presente na fumaça que é ingerida pelo fumante reduz a concentração de oxigênio e inibe a movimentação de glóbulos brancos, reduzindo sua capacidade de destruir bactérias.
Outros elementos químicos presentes na fumaça do cigarro podem diminuir ainda mais a resistência dos tecidos do periodonto. Esses elementos são absorvidos pelas raízes dos dentes. Um em cada três fumantes que participaram dessa pesquisa tinham a superfície das gengivas escurecida, por pigmentação com melanina.
A falta de anticorpos também pode contribuir para que o fumante desenvolva halitose (mau hálito). Como se não bastasse, outros estudos também estão sendo feitos para demonstrar os danos causados pelo cigarro ao esmalte dos dentes, fazendo com que eles também, além das gengivas, fiquem escuros. sorriso.htm - top.

Texto extraído da Folha de São Paulo

(Folhateen - 16/08/1999)- http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/porque_fumamos/maleficios.htm

 

Ver MAIS

..