Inventado por Alexander Graham Bell
(1847-1922), o telefone trouxe grandes facilidades para nossas vidas.
Partindo do estudo do telégrafo, Graham Bell tentava entender como acontecia a
transmissão das mensagens desse aparelho, visando ajudar a comunicação com
deficientes auditivos. No dia 10 de março, conseguiu fazer a primeira
transmissão, data designada como o dia do telefone.
Através de suas pesquisas, desenvolveu então um aparelho que transformava os
sons em sinais elétricos, sendo levados à outra extremidade do fio, retornando
ao seu estado inicial, ou seja, como som.
Essa é a antiga
história que aprendemos sobre o telefone. Mas essa invenção foi questionada, e
foi reconhecido outro inventor.
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido
atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução
269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo
italiano Antonio Meucci, que o chamou "telégrafo falante"..[1] A primeira
demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua
descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque. Meucci criou o
telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, esta era doente e por
isso ficava de cama no seu quarto no andar superior. O laboratório de Meucci
ficava no térreo, assim ele não tinha condições cuidar da esposa e trabalhar ao
mesmo tempo, daí ele inventou o telefone, a fim de que se sua esposa precisasse
dele não tivesse que gritar ou sair de sua casa.
No Brasil
No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a
cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000
linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio a
Petrópolis.
Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após
Chicago e o Rio de Janeiro).
No Rio Grande do Sul o serviço telefônico foi instalado em 1885, em Pelotas, com
a União Telefônica.
A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de
passar por diversos proprietários, foi incorporada, em junho de 1889, à
Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma
concessão de 30 anos.
Em 1906, um incêndio destruiu a central telefônica na Praça Tiradentes (Rio de
Janeiro), deixando a cidade sem telefone por 7 meses. Os primeiros telefones
eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O Usuário
tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a
telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos
manualmente através das "pegas". Assim um assinante era conectado ao outro. Com
o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de
"discos" para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica,
que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até
o final da década de 1960 quando começaram a surgir os telefones com teclado
eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a "discagem", pois demorava
menos para teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos
de sinalização decádica conforme a tecla acionada (carregada). Posteriormente
com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais
rápido.
Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz
sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas
que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido
muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz.
Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs
- Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos que permitem a conexão de
um telefone convencional à internet.
[editar] Em Portugal
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro
de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa.
A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de
1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd que tinha a
concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida
para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até
1968.
O primeiro serviço de telefone automático foi inaugurado em Portugal em 1930 e
em 25 de Setembro de 1937 a APT inaugurou a primeira estação automática na
Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000 assinantes.
Tipos
Há categorias distintas de aparelhos telefônicos, dependendo da tecnologia
utilizada.
* O telefone analógico transporta apenas transmissões de voz e frequências de
sinalização.
* O telefone sem fio utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão
da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.
* O telefone digital acrescenta uma camada para a transmissão de dados A camada
de dados permite o tráfego de informações sobre a ligação em curso ou enviar
informações para interagir com um Pabx, por exemplo.
* O telefone "voip" utiliza o protocolo TCP/IP e conexões da Internet para
transmissão e recepção de voz e dados digitalizados (transformados em pacotes de
dados). Telefones analógicos também podem utilizar a tecnologia Voip, desde que
o Pabx a que estão conectados tenha gateways (conversores voz/ip) apropriados.
Tecnologia
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma
telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de
toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário,
comutava os pontos manualmente através das "pegas". Assim um assinante era
conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones
passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalização. Estes discos
geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10).
Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 1960 quando começaram a
surgir os telefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam
a "discagem", pois demorava menos para teclar um número. Foram desenvolvidos
teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla
deprimida (carregada). Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio
de sinalização ficou ainda mais rápido.
Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz
sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas
que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido
muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz.
Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs
- Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos que permitem a conexão de
um telefone convencional à internet. O telefone foi evoluindo com o passar das
décadas e hoje temos até mesmo os telefones sem fio.
Referências
1. ↑ House of Representatives (11 de Junho de 2002). H.Res.269 — Expressing the
sense of the House of Representatives to honor the life and achievements of 19th
Century Italian-American inventor Antonio Meucci, and his work in the invention
of the telephone (em inglês). Legislative Bulletin. Página visitada em
07/03/2008.
(Fonte: Wikipédia).
Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS