TEMPESTADE SOLAR EM 2012 E 2013

 

Maior tempestade de radiação solar em 7 anos ocorrerá nesta terça-feira
Por Stephanie D’Ornelas em 23.01.2012 as 23:59

Hoje ocorrerá um evento astronômico relativamente raro. Por volta das 11 da manhã, no horário de Brasília uma forte carga de partículas eletromagnéticas atingirá a Terra, depois de ter sido liberada pela erupção solar mais forte que os cientistas registraram desde 2005. Esta radiação intensa, além de tornar mais fortes as luzes das auroras, pode prejudicar o funcionamento de satélites e outros equipamentos em órbita.

Os astrônomos chamam eventos solares como esse de Massa de Ejeção Coronal (CME, na sigla em inglês). Eles ocorrem quando alguma perturbação magnética muito forte causa um feixe de explosões da superfície do Sol, e o material liberado vai além da Coroa Solar (que seria algo como a atmosfera de nosso astro), atingindo o que orbita em volta.

A região solar 1402, onde os cientistas da Nasa localizaram a explosão, já vinha apresentando atividade acima do normal há algumas semanas. Até que, às 13 horas de Brasília no último domingo, dia 22, a sonda não tripulada “Observatório da Dinâmica Solar” (SDO, na sigla em inglês) detectou um grande flash em ultravioleta da região em questão. Era o indicativo do fenômeno cuja radiação chegará à Terra menos de 24 horas depois de emitida.

A atividade radioativa do Sol funciona em ciclos de altos e baixos com onze anos de duração. Estamos nos aproximando do auge cíclico da atividade solar, que deve alcançar o pico novamente no ano de 2013. Até lá, é possível que eventos dessa magnitude se repitam.

ATUALIZAÇÃO:

Quem estiver se expondo a luz solar não se preocupe. Como o Luciano comentou a interferência causada pelo Sol no nosso planeta será de natureza eletromagnética e não aumentará a temperatura ou emissão de raios UV na luz do Sol. Tempestades solares podem causar problemas em satélites de telecomunicações e afetar redes de distribuição de eletricidade na Terra. [MSN]

http://hypescience.com/quando-ocorrera-maior-tempestade-solar/

 

Ver mais sobre TEMPESTADE SOLAR

 

..

.