A VERDADE SOBRE A LUZ EM MINAS GERAIS
- 15/09/2006 -

 

Quem está com a verdade? Nilmário Miranda ou Aécio neves?  Os candidatos se acusam e se defendem no horário político com afirmações que, muitas vezes, são difíceis de conferir se são verdadeiras ou mentirosas. Mas algumas vezes não é difícil.

Vejam o exemplo da conta de luz da CEMIG:

O candidato Nilmário Miranda fala da conta de luz dos mineiros, que é a mais cara do Brasil.
O candidato Aécio Neves se defende dizendo que ela é cara porque sobre ela incidem uma porção de impostos federais.

Quem está dizendo verdade? Quem está dizendo mentira?

Em primeiro lugar, vale considerar que, se o governo federal realmente é ávido por impostos, certamente ele não irá cobrar altos impostos só dos mineiros. Assim, a nossa conta não é a mais alta só por causa dos impostos federais.

Em segundo lugar, se você mora em Minas Gerais, basta conferir o nome do imposto que aparece na sua conta: ICMS. O que é isso? Todos (ou quase todos) sabem que é Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços.
Quem cobra ICMS? Isso talvez muita gente não saiba, mas é o governo estadual.

Então, quem está mentindo mais para os eleitores?

Eu não acredito nem um pouquinho que o Nilmário vá reduzir a conta de luz, porque todas as administrações do PT só têm aumentados os impostos. Mas
a alíquota de 30% de imposto que incide sobre a nossa conta de luz não é do governo federal, mas do estadual, isto é, do AÉCIO NEVES.


Se você não é de Minas, veja abaixo a minha conta de luz. Está até um pouquinho mais cara do que foi anunciado.


 

 

Como vimos, nós arcamos com a maior tarifa de luz do Brasil, porque o governo de Minas Gerais é quem cobra o maior ICMS no país.  Um governador que faz isso no Estado, se chegar à Presidência da República, usará o poder para prejudicar o país inteiro.

 

Ver mais POLÍTICA E ECONOMIA

 

 

..

.