WORLD WIDE WEB
A World Wide Web (que em português
significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um
sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na
Internet.
Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para
visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado
navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de
servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode
então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar
informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir
hiperligações é, comumente, chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.
História
As ideias por trás da Web podem ser identificadas ainda em 1980, no CERN-
Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Suíça), quando Tim Berners-Lee
construiu o ENQUIRE. Ainda que diferente da Web atualmente, o projeto continha
algumas das mesmas ideias primordiais, e também algumas ideias da web semântica.
Seu intento original do sistema foi tornar mais fácil o compartilhamento de
documentos de pesquisas entre os colegas.
Em março de 1989, Tim Berners-Lee escreveu uma proposta de gerenciamento de
informação[1], que referenciava o ENQUIRE e descrevia um sistema de informação
mais elaborado. Com a ajuda de Robert Cailliau, ele publicou uma proposta[2]
mais formal para a World Wide Web no final de 1990.
Um computador NeXTcube foi usado por Berners-Lee com primeiro servidor web e
também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb, em 1990. No final do
mesmo ano, Berners-Lee já havia construído todas as ferramentas necessárias para
o sistema[3]: o navegador, o servidor e as primeiras páginas web[4], que
descreviam o próprio projeto. Em 6 de agosto de 1991, ele postou um resumo[5] no
grupo de notícias alt.hypertext. Essa data marca a estreia da Web como um
serviço publicado na Internet.
O conceito crucial do hipertexto originou-se em projetos da década de 1960, como
o projeto Xanadu e o NLS. A ideia revolucionária de Tim foi unir o hipertexto e
a Internet. Em seu livro Weaving The Web[6], ele explica que sugeriu
repetidamente o casamento das tecnologias para membros de ambas as comunidades
de desenvolvedores. Como ninguém implementou sua ideia, ele decidiu implementar
o projeto por conta própria. No processo, ele desenvolveu um sistema de
identificação global e único de recursos, o Uniform Resource Identifier (URI).
Sistemas anteriores se diferenciavam da Web em alguns aspectos. na Web uma
hiperligação é unidirecional enquanto trabalhos anteriores somente tratavam
ligações bidirecionais. Isso tornou possível criar uma hiperligação sem qualquer
ação do autor do documento sendo ligado, reduzindo significativamente a
dificuldade em implementar um servidor Web e um navegador. Por outro lado, o
sistema unidirecional é responsável por o que atualmente chama-se hiperligação
quebrada, isto é, uma hiperligação que aponta para uma página não disponível
devido à evolução contínua dos recursos da Internet com o tempo.
Diferente de sistemas anteriores como o HyperCard, a World Wide Web não era
software proprietário, tornando possível a criação de outros sistemas e
extensões sem a preocupação de licenciamento. Em 30 de abril de 1993, a CERN
anunciou[7] que a World Wide Web seria livre para todos, sem custo. Nos dois
meses após o anúncio que o gopher já não era mais livre, produziu-se uma mudança
para a Web. Um antigo navegador popular era o ViolaWWW, que era baseado no
HyperCard.
Considera-se que a grande virada da WWW começou com a introdução do Mosaic em
1993, um navegador gráfico desenvolvido por um time de desenvolvedores
universitários. Antes de seu lançamento, os gráficos não eram frequentemente
misturados com texto em páginas web.
Funcionamento
Visualizar uma página web ou outro
recurso disponibilizado normalmente inicia ou ao digitar uma URL no navegador ou
seguindo (acessando) uma hiperligação. Primeiramente, a parte da URL referente
ao servidor web é separada e transformada em um endereço IP, por um banco de
dados da Internet chamado Domain name system (DNS). O navegador estabelece então
uma conexão TCP-IP com o servidor web localizado no endereço IP retornado.
O próximo passo é o navegador enviar uma requisição HTTP[8] ao servidor para
obter o recurso indicado pela parte restante da URL (retirando-se a parte do
servidor). No caso de uma página web típica, o texto HTML é recebido e
interpretado pelo navegador, que realiza então requisições adicionais para
figuras, arquivos de formatação, arquivos de script e outros recursos que fazem
parte da página.
O navegador então renderiza a página na tela do usuário, assim como descrita
pelos arquivos que a compõe.
Webwriting
Pode-se pensar que webwriting é apenas uma técnica para escrever em conteúdos
digitais, mas o conceito é bem mais amplo, mas diretamente relacionado ao mundo
WWW. As técnicas que facilitam a inserção de interpretação de um conteúdo em
ambientes digitais engloba o conceito de webwriting.
A reprodução de uma foto, um texto mais sintetizado e mais objetivo, as cores a
serem usadas nas páginas web, o posicionamento dos links e os formatos de
navegação são algumas das preocupações trabalhadas dentro do webwriting.
Padrões
A funcionalidade da Web é baseada em três padrões:
URI, um sistema que especifica como cada página de informação recebe um
"endereço" único onde pode ser encontrada. Esse padrão é definido em RFC 1738
(URL, em dezembro de 1994) e RFC 3986 (URI, em janeiro de 2005).
HTTP, um protocolo que especifica como o navegador e servidor web comunicam
entre si. Esse padrão é definido em RFC 1945 (HTTP/1.0, maio de 1996), RFC 2616
(HTTP/1.1, junho de 1999) e RFC 2617 (autenticação HTTP).
HTML, uma linguagem de marcação para codificar a informação de modo que possa
ser exibida em uma grande quantidade de dispositivos. Esse padrão é definido em
HTML 1[9], RFC 1866 (HTML 2.0), HTML 3.2[10], HTML 4.01[11] e XHTML[12].
Tecnologias relacionadas
Navegador
O navegador é um programa de computador usado para visualizar recursos da WWW,
como páginas web, imagens e vídeos. Com ele também é possível por comunicar-se
com o servidor web a fim de receber ou enviar informações. O primeiro navegador
desenvolvido no CERN foi o WorldWideWeb, pelo próprio Tim Berners-Lee, para
plataforma NeXTSTEP em 1990. Mas mais adiante surgiram outros navegadores como o
Viola, da Pei Wei (1992). Marc Andreessen, da NCSA lançou um navegador chamado "Mosaic
para X" em 1993 que causou um tremendo aumento na popularidade da Web entre
usuários novos. Andreesen fundou a Mosaic Communication Corporation (hoje
Netscape Communications). Características adicionais como conteúdo dinâmico,
música e animação podem ser encontrados em navegadores modernos. Frequentemente,
as capacidades técnicas de navegadores e servidores avançam muito mais rápido
que os padrões conseguem se ajustar, por isso não é incomum que essas
características não funcionem propriamente em todos os computadores.
A necessidade de encontrar exatamente a informação desejada surgiu com a WWW:
desta constatação vieram os primeiros motores de busca.
Plataforma Java
Um avanço significativo da Web foi a plataforma Java, desenvolvida pela Sun
Microsystems. Ela permite que páginas web incrustem pequenos programas (chamados
applets) diretamente dentro da informação enviada que será rodada no computador
do usuário. Esses applets são executados na própria máquina cliente, fornecendo
uma experiência mais rica para o usuário. Essa tecnologia nunca ganhou a
popularidade que a Sun esperava, por uma variedade de razões, incluindo falta de
integração com outros conteúdos e o fato de que a JVM (máquina virtual
necessária para a execução do conteúdo) ter que ser instalada antes do uso.
Atualmente o Adobe Flash realiza várias das funções originalmente visadas aos
applets Java, como apresentação de vídeo, animação e interfaces gráficas ricas.
JavaScript
O JavaScript é uma linguagem de computador interpretada desenvolvida
originalmente para uso em páginas web, cuja versão padronizada é ECMAScript.
Ainda que seu nome seja similar ao da linguagem Java, o JavaScript foi
desenvolvido pela Netscape e não possui semelhanças com o Java. Em conjunto com
a tecnologia de Document Object Model, o JavaScript tornou-se um método bastante
poderoso de manipulação de páginas web.
AJAX
Em sua forma mais simples, todas informações opcionais e ações em uma página web
com JavaScript são carregados do servidor web ao navegador quando a página é
carregada. O AJAX é uma tecnologia baseada em JavaScript que fornece um método
no qual pequenas partes de uma página web podem ser atualizados sem a
necessidade de atualização de toda a página. O AJAX é visto como um importante
aspecto do que chama-se Web 2.0.
Plataforma Flash
Adobe Flash (antes: Macromedia Flash), ou simplesmente Flash, é um software
primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos -
utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam
embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela
Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o
processo de criação de páginas web.
CGI
Consiste em uma tecnologia que permite que programas interpretados gerem páginas
web dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para o servidor web
para então receber o resultado do processamento. É uma especificação
independente de linguagem de programação.
(Fonte: Wikipédia).
Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS