A PROFECIA NÃO CUMPRIDA
Na Bíblia existem muitas profecias, mas sem dúvida a
mais conhecida e celebrada é a que fala do Juízo Final e
da Segunda Vinda de Jesus Cristo para recolher todos
aqueles que creram nele como o filho de Deus e dar-lhes
o "reino dos céus" e a "vida eterna" como recompensa.
Aqui cabe uma pergunta constrangedora: SEGUNDO A BÍBLIA,
ISSO JÁ NÃO ERA PARA TER ACONTECIDO?
Como vai ser demonstrado, segundo a Bíblia, Jesus
realmente quis dar a entender que O SEU RETORNO ERA
IMINENTE E ACONTECERIA AINDA NO TEMPO DE VIDA DE ALGUNS
DOS SEUS DISCÍPULOS.
1. Jesus estabelece o prazo para sua volta:
Nos evangelhos sinóticos (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas
21), Jesus faz uma extensiva e detalhada descrição sobre
o fim do mundo e sobre a sua segunda vinda. E conclui
dizendo:
Mateus 24:34 — "Em verdade vos digo que NÃO PASSARÁ
ESTA GERAÇÃO sem que TODAS essas coisas se cumpram."
(Também em Marcos 13:30 e Lucas 21:32)
Jesus teria dito isto por volta do ano 33 E.C., no
século I. Conseqüentemente, A PROFECIA DEVERIA TER-SE
CUMPRIDO ATÉ MEADOS DO SÉCULO II E.C., quando morreu a
última pessoa de sua geração.
Algumas pessoas tentam defender essa constrangedora
profecia não cumprida dizendo que ela apenas se refere à
destruição de Jerusalém ocorrida no ano 70 E.C. Porém, a
palavra "todas" torna esse argumento pouco convincente:
O segundo advento, mencionado como seqüência — e CLÍMAX
das tribulações — TAMBÉM deve fazer parte do cumprimento
da profecia.
Outra tentativa de defesa é dar à palavra "geração" uma
interpretação atemporal, fazendo-a referir-se ao POVO
JUDEU ou à CRISTANDADE, por exemplo. Porém, vejamos o
que diz a NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada
pela Sociedade Bíblica do Brasil no ano 2000. A NTLH
busca difundir o conhecimento do texto bíblico
facilitando a legibilidade ao evitar o uso de "palavras
difíceis". Neste versículo em particular, ela evita o
uso da palavra "geração", exprimindo seu significado no
contexto original por outras palavras:
Mateus 24:34 — "Eu afirmo a vocês que isto é verdade:
essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS
QUE AGORA ESTÃO VIVOS."
Isto mostra que a palavra "geração" na passagem tem seu
sentido usual, que naturalmente ocorre ao leitor em uma
primeira leitura do texto: o conjunto das pessoas cujos
tempos de vida de sobrepõem em uma determinada época,
confirmando o prazo de meados do século II para a volta
de Jesus.
Alguns julgam enxergar uma escapatória deste prazo na
continuação do capítulo:
Mateus 24:36 — "Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, nem
os anjos do céu, mas unicamente meu Pai." (Também Marcos
13:32)
Mateus 24:42 — "Vigiai, pois, porque NÃO SABEIS A QUE
HORA há de vir o vosso Senhor." (Também em Marcos 13:33)
Só que isto NÃO NEGA O PRAZO estipulado acima. Apenas
ACRESCENTA que — DENTRO DESSE PRAZO — o MOMENTO EXATO da
vinda permaneceria um mistério. Jesus poderia voltar A
QUALQUER INSTANTE e portanto os seguidores de Jesus
deveriam permanecer vigilantes, e não deixar para se
prepararem só perto do fim do prazo, quando estivessem
velhinhos.
E ainda que alguma dessas manobras chegasse perto de
convencer, O PRAZO É CONFIRMADO por outras palavras
atribuídas a Jesus em outra passagem replicada nos três
evangelhos sinóticos:
Mateus 16:27–28 — "Porque o Filho do homem há de VIR NA
GLÓRIA de seu Pai, com os seus anjos; E ENTÃO RETRIBUIRÁ
a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo,
alguns DOS QUE AQUI ESTÃO NÃO PROVARÃO A MORTE ATÉ QUE
VEJAM VIR O FILHO DO HOMEM no seu REINO." (Também em
Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27)
Outra passagem atribuída a Jesus se refere ao prazo para
seu segundo advento:
Mateus 10:23 — "Quando pois vos perseguirem nesta
cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que
NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE
VENHA O FILHO DO HOMEM."
Embora esta passagem não cite o prazo de uma geração, é
perfeitamente condizente com ela. UMA GERAÇÃO seria
tempo suficiente para que a "boa nova" de Jesus fosse
anunciada em MENOS DA TOTALIDADE das cidades de Israel.
É até inconcebível que TODAS as cidades de Israel já não
tenham ATÉ HOJE sido visitadas por cristãos pregando o
evangelho!
Também CAIFÁS deveria presenciar a vinda de Jesus do
céu:
Mateus 26:64 — Respondeu-lhe Jesus: "É como disseste;
contudo vos digo que VEREIS EM BREVE o Filho do homem
assentado à direita do Poder, e VINDO SOBRE AS NUVENS do
céu." (Também em Marcos 14:62)
Nada disso aconteceu.
2. Primeiros cristãos acreditavam que presenciariam o
segundo advento:
João 21:22–23 — "Se eu quiser QUE ELE FIQUE ATÉ QUE EU
VENHA, que tens tu com isso? Segue-me tu." Divulgou-se,
pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo
não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não
morreria, mas: "SE EU QUISER que ele fique até que eu
venha, que tens tu com isso?"
Note que o evangelho de João foi escrito tardiamente
(entre os anos 90 e 120 E.C.), depois que o tal
discípulo acabou — como era de se esperar — morrendo sem
que Jesus voltasse. Por isso houve tempo para
acrescentar a ressalva do "se eu quiser". Mas a passagem
é reveladora ao mostrar que, entre os primeiros
cristãos, EXISTIA a idéia de que Jesus viria durante o
tempo de vida de pelo menos um de seus discípulos
diretos, ou não criariam tal expectativa.
Paulo diz que a ressurreição dos mortos aconteceria
antes que todos "dormissem" (i.e., "morressem"),
referindo-se ao prazo estipulado por Jesus:
1 Coríntios 15:51–52 — "Eis aqui vos digo um mistério:
Na verdade, NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TODOS SEREMOS
TRANSFORMADOS, num momento, num abrir e fechar de olhos,
ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e OS
MORTOS RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos
transformados."
Paulo se inclui entre os que irão testemunhar a vinda de
Jesus. Note o seu uso do pronome "nós":
1 Tessalonicenses 4:14–15 — Dizemo-vos, pois, isto pela
palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS
para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os
que já dormem. [...]
Paulo pede a Timóteo que observe um mandamento até a
volta de Jesus:
1 Timóteo 6:13–14 — Mando-TE [...] que GUARDES este
mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de
nosso Senhor Jesus Cristo;
Os romanos que crucificaram Jesus iriam presenciar sua
volta:
Apocalipse 1:7 — Eis que vem com as nuvens, e TODO O
OLHO O VERÁ, ATÉ OS MESMOS QUE O TRASPASSARAM; [...]
3. Primeiros cristãos acreditavam já viver os "últimos
tempos":
Paulo de novo usa o pronome "nós":
1 Coríntios 10:11 — Ora, tudo isto lhes sobreveio como
figuras, e estão escritas para aviso NOSSO, PARA QUEM JÁ
SÃO CHEGADOS OS FINS DOS SÉCULOS.
Hebreus 1:1 — Havendo Deus antigamente falado muitas
vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a
nós falou-nos NESTES ÚLTIMOS DIAS pelo Filho,
Hebreus 9:26 — [...] MAS AGORA NA CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS
uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de si mesmo.
Hebreus 10:25 — Não deixando a nossa congregação, como é
costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros;
e tanto mais, quanto VEDES QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE
DIA.
Bem, eles acreditavam "ver" os "sinais" dos últimos
tempos acontecendo à sua volta, JÁ EM SUA ÉPOCA:
Profecias, visões e sonhos inspirados pelo Espírito
Santo:
Atos 02:15–17 — Estes homens não estão embriagados, como
vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o
que foi dito pelo profeta Joel: E NOS ÚLTIMOS DIAS
acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei
sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas
filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os
vossos velhos terão sonhos.
1 Pedro 1:20 — O qual, na verdade, em outro tempo foi
conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas
manifestado NESTES ÚLTIMOS TEMPOS por amor de vós;
Gente zombando dos cristãos pela demora em Jesus voltar
foi transformado em "sinal" da que se viviam os últimos
dias:
2 Pedro 3:3–4 — [...] NOS ÚLTIMOS DIAS virão
escarnecedores com zombaria andando segundo as suas
próprias concupiscências, e dizendo: "Onde está a
promessa da sua vinda? Porque desde que os pais
dormiram, todas as coisas permanecem como desde o
princípio da criação."
É engraçado notar que 2 Pedro 3 é um texto tardio (entre
100 e 160 E.C.) escrito justamente para acalmar os
cristãos diante do constrangimento da demora e do
escárnio, dizendo que a demora é devida à bondade de
Deus, para que mais gente possa salvar-se, só que ele
NÃO RESOLVE o problema do prazo:
2 Pedro 3:8 — Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa:
que UM DIA para o Senhor É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS
COMO UM DIA.
Jesus não estabeleceu o prazo para sua volta em termos
de "dias" ou "anos". O prazo é o TEMPO DE VIDA de sua
geração ou, mais precisamente, de seus seguidores.
Provavelmente alguns cristãos acabaram expressando esse
prazo em termos de anos, e o texto tratou de desabonar
essas especulações. Mas o prazo realmente dado por Jesus
não foi solucionado aqui.
Também a presença de "muitos anticristos" lhes convencia
de estarem nos últimos tempos — ou melhor, na ÚLTIMA
HORA!
1 João 2:18 — Filhinhos, É A ÚLTIMA HORA. Como ouviste
dizer, o Anticristo está para chegar, mas JÁ AGORA há
muitos Anticristos, donde SABEMOS que É A ÚLTIMA HORA.
(Se um dia para o Senhor é como mil anos, uma hora seria
o quê, 1000 ÷ 24 = aproximadamente 42 anos?) ;-)
4. Declarações genéricas sobre a iminência do segundo
advento:
João 5:25 — "Vem a hora, E AGORA É, em que os mortos
ouvirão a voz do Filho de Deus."
Romanos 16:20 — E o Deus de paz esmagará EM BREVE
Satanás debaixo dos vossos pés.
Paulo até mesmo sugeriu que não se fizessem planos para
o futuro:
1 Coríntios 7:29–31 — Isto, porém, vos digo, irmãos, que
O TEMPO SE ABREVIA; pelo que, doravante, os que têm
mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como
se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem;
os que compram, como se não possuíssem; e os que usam
deste mundo, como se dele não usassem em absoluto,
porque a aparência deste mundo passa.
Hebreus 10:37 — Pois ainda em BEM POUCO TEMPO, aquele
que há de vir, virá, e NÃO TARDARÁ.
Tiago 5:7–8 — Portanto, irmãos, sede pacientes até a
vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso
fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que
receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também
pacientes; fortalecei os vossos corações, porque A VINDA
DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA.
1 Pedro 4:7 — Mas já ESTÁ PRÓXIMO O FIM DE TODAS AS
COISAS, por tanto sede sóbrios e vigiai em oração
O Apocalipse, por ser justamente uma profecia simbólica
da volta triunfante de Jesus, abunda em avisos sobre sua
iminência.
Apocalipse 1:1 — Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe
deu para mostrar aos seus servos as coisas que
BREVEMENTE devem acontecer;
Apocalipse 1:3 — Bem-aventurado aquele que lê e
bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia
e guardam as coisas que nela estão escritas; porque O
TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.
Apocalipse 3:11 — "Venho SEM DEMORA".
Apocalipse 22:12 — "Eis que CEDO venho".
Apocalipse 22:20 — Aquele que testifica essas coisas
diz: "Certamente CEDO venho."
Apocalipse 27:7 — "Eis que CEDO venho".
5. Conclusão:
Embora os cristãos tentem passar a imagem que a segunda
vinda de Jesus é um evento ainda válido para a nossa
geração e de data praticamente indeterminada, todas
essas passagens implicam que a segunda vinda de Jesus
era considerada como um evento muito próximo, não em um
sentido divino, mas em termos humanos. É também curioso
observar que a descrição que Jesus deu sobre os falsos
profetas bate com ele mesmo. Diante do exposto, nada
mais nos resta do que aplicar também a Jesus uma
passagem na própria Bíblia que diz:
Deuteronômio 18:21–22 — "E, se disseres no teu coração:
Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando
o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se
cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR
não falou; com soberba a falou aquele profeta; não
tenhas temor dele".
Teria Jesus mentido? Ou na verdade ele era apenas um
homem com "boas" intenções?
6. Apêndice: Tentativas cristãs de desqualificar o prazo
(Em preparação.)
Os cristãos gostam de dizer que "texto sem contexto é
pretexto" para heresias. Mas é engraçado como eles mesmo
DESCONSIDERAM COMPLETAMENTE O CONTEXTO para evitar a
interpretação óbvia das passagens que dão o prazo de uma
geração para o segundo advento de Jesus.
6.1. Mateus 24:34
6.1.1 "'Esta geração' refere-se ao POVO judeu."
Este argumento se baseia na possibilidade de "genea"
("geração") poder ser traduzido como "nação":
http://htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK10.htm#S1074
1074 — γενεα - genea — from (a presumed derivative of)
γενος - genos 1085; a generation; by implication, an age
(the period or the persons): — age, generation, nation,
time.
Note que, apesar de "nação" estar entre as possíveis
traduções, a EXPLICAÇÃO do sentido se refere a um
conceito claramente TEMPORAL. Não se trataria meramente
de uma "nação", mas uma nação em um determinada época.
Mas mesmo que "nação" pudesse ser livremente usada para
traduzir genea neste caso, ainda assim "geração" se
encaixa melhor no contexto do capítulo. Analisemos o
texto:
Em resposta às perguntas dos discípulos (versículos
1-3), depois de falar O QUE iria acontecer (vss. 4-31),
Jesus passa a abordar a questão de QUANDO isso iria
acontecer.
(Essa divisão é percebida em http://www.bibliaonline.com.br/mt/24
onde o caracter "¶" separa seções do texto.)
Jesus usa uma metáfora para dizer que através de sinais
se pode perceber a proximidade de algo. (vs. 32)
Então, passando da metáfora para caso concreto, diz que
quando as coisas descritas nos vss. anteriores (4-31)
acontecessem, isso seria sinal de que sua volta estaria
iminente, ele estaria "PRÓXIMO, ÀS PORTAS". (vs. 33)
Neste ponto o CONTEXTO está focado na PROXIMIDADE da
volta de Jesus. Então vem o vs. fatídico:
34 "EM VERDADE VOS DIGO..."
Essa expressão comumente é usada para arrematar um
assunto, declarando com mais clareza ou força expressiva
algo que vinha sendo apenas sugerido, ou revelando uma
informação de relevo dentro do assunto tratado.
Neste ponto, em que se acabou de falar da PROXIMIDADE da
volta de Jesus, o que parece ser mais relevante? O que
arremata melhor o assunto, justificando o uso da
expressão "em verdade vos digo"?
1. "Na verdade, ESTA GERAÇÃO (de meados do século I) não
passará sem que todas essas coisas aconteçam." ou
2. "Na verdade, ESTA NAÇÃO (o povo judeu) não 'passará'
sem que todas essas coisas essas coisas aconteçam."
Ora, está claro que a opção (1) tem tudo a ver o assunto
tratado, dando maior precisão à proximidade da volta de
Jesus, e a proximidade é tamanha, tão dramática ("ESTA
GERAÇÃO vai presenciar tudo isso!") que justifica o "em
verdade vos digo"!
Já a opção (2) não se encaixa bem. Ela não dá nenhuma
informação mais profunda, mais relevante, sobre a
proximidade da vinda, desviando o assunto e tirando o
sentido do uso da expressão "em verdade vos digo". Nada
até o momento sugeria a possibilidade de que o povo
judeu pudesse desaparecer. Essa informação parece
deslocada e não recebe maiores explicações.
Ou seja, O CONTEXTO FAVORECE A INTERPRETAÇÃO DE
"GERAÇÃO" EM SUA ACEPÇÃO USUAL: um conjunto de pessoas
cujos tempos de vida coincidem.
Sem falar que o verbo "passar" também combina mais
naturalmente com essa acepção do que com uma acepção de
"nação". O TEMPO passa, e "geração" é um conceito
vinculado ao tempo. Para falar de uma nação, seria mais
natural dizer que ela "desaparece", "morre" ou algo
assim.
Como se tudo isto não bastasse, temos o apoio da NOVA
TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE, publicada em 2000 pela
Sociedade Bíblica do Brasil, que deixa claro o sentido
de "genea".
Mateus 24:34 — "Eu afirmo a vocês que isto é verdade:
essas coisas vão acontecer ANTES DE MORREREM TODOS OS
QUE AGORA ESTÃO VIVOS."
6.1.2. "Jesus só voltará depois que o evangelho for
pregado em todo o mundo"
Mas TAMBÉM essa pregação (Mateus 24:9-15) deveria ter
acontecido dentro da geração dos séculos I/II E.C. A
expressão "TODAS ESTAS COISAS" (Mateus 24:33-34) se
refere a TUDO o que foi dito em Mateus 24:4-31, e isso
obviamente inclui a pregação.
O que temos aqui, na verdade, é MAIS UMA COISA que não
aconteceu no prazo estipulado.
Bem, segundo Paulo aconteceu, sim:
Colossenses 1:5-6 — "[...a] palavra da verdade do
evangelho, que já chegou a vós, como TAMBÉM ESTÁ EM TODO
O MUNDO; [...]"
Colossenses 1:23 — "[...o] evangelho que tendes ouvido,
O QUAL FOI PREGADO A TODA CRIATURA QUE HÁ DEBAIXO DO
CÉU, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro."
Segundo Paulo, a pregação em "todo o mundo" já
aconteceu. Se nos basearmos nele, a pregação não
constitui algo que esteja atrasando a volta de Jesus.
6.2. Mateus 16:27–28
6.2.1. "Cumpriu-se na Transfiguração."
Exemplo de argumento: "Os três evangelistas registram
que a transfiguracão ocorreu com uma semana
depois desta afirmação, implicando assim o cumprimento
da predição. A Transfiguração foi uma miniatura do reino
de glória."
Mateus 16:27–28 — Porque o Filho do homem há de VIR na
GLÓRIA de seu Pai, com os seus ANJOS; E ENTÃO RETRIBUIRÁ
a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo,
alguns dos que aqui estão não provarão a morte até que
VEJAM VIR o Filho do homem no seu REINO. (Também em
Marcos 8:38–9:1 e Lucas 9:26–27.)
A transfiguração não se qualifica como cumprimento disto
porque:
* Não é uma VINDA (Jesus JÁ ESTÁ lá).
* Não envolve ANJOS.
* Não é acompanhada de RETRIBUIÇÃO SEGUNDO AS OBRAS.
* Não envolve REINO.
Com a menção à retribuição, percebe-se que Jesus estava
se referindo ao SEGUNDO ADVENTO, sua vinda gloriosa
entre as nuvens do céu, que seria avistada por todos (Mt
24:30), depois da qual julgaria os homens (JUÍZO FINAL),
o que fica claro quando se lê a passagem no CONTEXTO:
Nos versículos anteriores Jesus vinha falando de
SALVAÇÃO ou PERDIÇÃO da alma (vide Mt 16:24–26; Mc
8:34–37; Lc 9:23–26), coisas que TAMBÉM serão decididas
no Juízo Final.
Além disso, fica sem sentido Jesus sugerir um risco de
morte ("alguns dos que aqui estão NÃO PROVARÃO A MORTE
até que vejam...") que poderia impedir as pessoas de
verem algo que aconteceria dali a míseros SEIS DIAS. E
os evangelhos não mencionam que Jesus e seus seguidores
tenham sofrido alguma espécie de ataque nesse tempo.
Esta passagem também nega a interpretação de a
transfiguração constituiu uma visão do reino futuro:
1 Coríntios 2:9 — NEM OLHOS VIRAM, nem ouvidos ouviram,
nem jamais penetrou em coração humano O QUE DEUS TEM
PREPARADO para aqueles que o amam.
Resumindo:
* A TRANSFIGURAÇÃO não se qualifica como cumprimento do
que é dito.
* O contexto reforça que Jesus se refere ao SEGUNDO
ADVENTO que antecederia o JUÍZO FINAL.
6.2.2. "Cumpriu-se no Pentecostes."
(...)
6.2.3. "Cumpriu-se quando João viu Jesus em seu reino
durante a Revelação (Apocalipse)"
Aproveita-se o verbo "ver" em Mt 16:28 para transformar
reles "visões" da vinda de Jesus como cumprimento disso.
Mas, no CONTEXTO de Mt 16, é a própria VINDA que faz
sentido, não uma VISÃO da vinda. Jesus antes vinha
falando de "ganhar" e "perder" a vida por ter seguido
suas palavras, uma óbvia referência ao juízo final, que
aconteceria após a vinda de Jesus.
Tendo ele falado disso, o vs 28 começa com as palavras
"em verdade vos digo..."
Essa expressão costuma introduzir alguma coisa muito
relevante em relação ao que vinha sendo dito antes.
Que relevância tem dizer que alguns ali teriam uma VISÃO
da vinda dele? Uma mera VISÃO para ALGUNS DALI não tem
nenhum efeito prático! Tira todo o sentido da expressão
"em verdade vos digo"!
Mas tem MUITA relevância dizer que ALGUNS dali iriam ver
a VINDA REAL de Jesus. Isso dá um enorme sentido de
URGÊNCIA à necessidade de seguir a Jesus, pois o tempo é
espantosamente CURTO. Isto justifica a expressão "em
verdade vos digo".
6.3. Mateus 10:23
6.3.1. "Cumpriu-se na Ressureição."
Esta explicação cai muito mal, quando a Bíblia diz que
Jesus ressuscitou no TERCEIRO DIA (contando com sua
morte: morreu na sexta-feira, ressuscitou no domingo DE
MANHÃ), tempo que mal daria para visitar umas poucas
cidades MUITO próximas (como Emaús, Lc 24), voltando
rapidamente, pois na tarde daquele mesmo dia eles já
estavam TODOS reunidos EM JERUSALÉM, escondidos dos
judeus (Jo 20:19)! É totalmente SEM SENTIDO dizer que
eles não chegariam a visitar TODAS as cidades de Israel,
fugindo DE UMA PARA OUTRA, quando eles não teriam tempo
de visitar praticamente NENHUMA! E também foi só aí que
Jesus efetivamente os enviou a pregar o evangelho,
começando por Jerusalém (Lc 24:47-49).
Nenhum deles foi "entregue aos sinédrios" ou "açoitado
nas sinagogas" ou "levado à presença de governadores"
nesse curtíssimo espaço de tempo. As orientações de Mt
10 só fazem sentido num espaço de tempo maior, no qual
Mt 10:23 obviamente se refere ao SEGUNDO ADVENTO.
<Fonte: http://atheismo.wikispaces.com/A+profecia+n%C3%A3o+cumprida+do+segundo+advento>
Observação: Esse é apenas um grande exemplo de que
profecias não se cumprem. Para ver mais confira a
lista em PREVISÕES DO FUTURO.
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