O BOLSONARISMO

 

 

Bolsonaro

faz médico ir contra vacina,
faz professor ir contra educação,
faz político ir contra a democracia,
faz cristão ir contra Jesus,
faz militar ir contra a pátria,
faz cientista ir contra a ciência.
O bolsonarismo tem a capacidade de
converter sanidade em loucura.

(Pedro Ronchi)


Quando se fala em movimentos políticos autoritário que já abalaram o mundo, todo mundo a primeira coisa que vem à cabeça de quase todo mundo é Nazismo e Fascismo; e com muita razão de ser.  Mas aqui surgiu algo inspirado nesse movimentos que deixou muita gente assustada, o Bolsonarismo.

 

Quando surgiu a candidatura de Jair Bolsonaro a Presidente da República, imaginamos que sua votação seria ínfima.  Uma pessoa com aquelas ideias autoritárias não nos parecia ter êxito em um país que passou por um período obscuro do qual o Brasil saiu há menos de cinquenta anos.  Mas nos surpreendeu e o Bolsonarismo se tornou o caso a ser estudado.

 

O que descobrimos com o auxílio do o professor de Lógica Andre Nascimento Pontes, nos deixou estupefatos:

 

 "É preciso entender. O eleitor do Bolsonaro não vai ficar constrangido ou mudar de opinião vendo a diarreia mental e o rebostgeio que as ideias de seu candidato provoca. Isso exige um outro patamar de civilidade, de sensibilidade humana.  Não é por argumento, história, números, estudos técnicos, que o o eleitor do Bolsonaro se interessa.  Eles querem é um amplificador dos seus próprios preconceitos. Uma metralhadora de frases de efeito. Daí, a empatia. O Bolsonaro é uma autoimagem de muitos brasileiros: racista, homofóbico, misógino, sádico e subletrado. Todo mundo tem um bolsonaro perto de si dizendo diariamente muito do que foi dito no Roda Viva: um amigo, um marido, um tio, um avô, um colega de trabalho... Bolsonaro não é um mito, Bolsonaro é um espelho da ignorância humana." (André Nascimento Pontos, professor de Lógica do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas)

 

É uma constatação triste; mas, infelizmente, nosso país contém isso em abundância.  É decepcionante!

 

Ver mais POLÍTICA BRASILEIRA

 

..

.