QUEM É CULPADO? DEUS OU O HOMEM?

 

A religião deixa a visão muito curta.  Muitas pessoas pensam que as coisas ruins que ocorrem são decorrente da falta de religião. Não percebem que o mal está também no meio dos religiosos.  Vejam a mensagem que recebi:

 

"Caro Joao, fe nao e de todos. Pense no seguinte> quem joga fezes e produtos quimicos nos rios? Deus? Quem desmata? Deus? Quem polui os ares e o ambiente onde vivem? Deus? Quem menospresa o pobre e se corrompe por dinheiro? Deus?
Culpar os outros, e neste caso Deus, e proprio dos ignorantes do amor e propositos de Deus. O homem nao quer o governo de Deus e simplesmente esta colhendo o que esta semeando. O que vemos> injustica, corrupcao, sofrimentos, guerras, fomes, mortes, tsunamis etc, sao o resultado desta falsa independencia de Deus. O proprio homem esta colhendo e recebendo o produto de seus atos. Nao haja como crianca tola e fraca em que culpar os outros a fara se sentir bem. Sejamos homens e assumanos as consequencias de nossas atitudes. Voltemo-nos para a fonte de vida que e Deus e nos arrependamos, com certeza acharemos graca e perdao abundantes. Quanto a religiao organizada concordo que ela nao expressa os propositos de Deus pois nao foi Ele que a instituiu. Sao fruto do proprio homem que lanca fezes nos rios e polui todo lugar que esta. Portanto Deus nao tem nada a ver com isto que chamam de religiao, seja crista, islamica ou qualquer outra forma denominacional. Apenas Cristo e a Vida e dEle, por Ele e por meio dEle viveremos."

 

Até parece que o autor desse questionamento encontrou algum texto em que eu esteja culpando algum deus por esses fenômenos catastróficos.  Eu jamais disse que essas coisas fossem obras de algum deus.  São coisas inerentes à natureza.  São resultados de reações físicas e químicas, que nada têm a ver com algum deus.  Eu digo que deus nenhum nada fazOs homens é que fazem muitas coisas em nome de seus deuses.

 

Mas dizer que isso resulta da "falsa independência de Deus" também é ignorar os fatos.

 

Analisemos alguns desses itens: 

 

Corrupção: Isso não é apanágio de gente sem religião.  Os noticiários estão cheios de denúncias contra igrejas e seus donos por aí.

 

Sofrimento: O povo judeu teve seus maiores períodos de sofrimento justamente quando foram mais fiéis à lei que dizem ter recebido de Yavé.

 

GuerrasA maior causa de guerras em toda a história tem sido religião, e não são as que cristão chamam de falsas.  A Bíblia aponta que Yavé, o deus dos judeus, que também é o deus dos cristãos, do qual dizem que Jesus é o filho, teria mandado os judeus fazerem guerras e destruírem diversas nações do Oriente Médio.  Depois, quem mais fez guerra na Idade Média foi a igreja que dizem ter sido fundada por Jesus.

 

Fome: Os países mais famintos do mundo da atualidade, como a Etiópia, são cheios de cristão, que acreditam dependerem de deus.

 

Tsunamis:  Esses não têm nenhuma relação com fé de ninguém. Decorrem de fatores geológicos, que até podem ser agravados mesmo pela poluição provocada pelo homem.   Mas os poluidores não são os não religiosos.  Os países mais poluidores têm muitos religiosos e eles poluem igualmente às pessoas que não têm religião.   Talvez os ateus estejam até mais conscientes disso do que os religiosos. Pois ateus procuram entender os fenômenos cientificamente.

 

No final das contas, vemos que os deuses nada fazem, mas muitos males decorrem deles, porque os homens que pensam que eles existem cometem barbaridades em nome deles. 

 

Ver mais sobre RELIGIÃO E A CULPA

 

..

.