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DEUSES INDÍGENAS DO BRASIL
Principais Deuses Indígenas
Por Juliana Miranda
Os povos indígenas têm muitas crenças religiosas e superstições. Eles têm a
natureza, a astrologia e os deuses como bases de sua religião.
Dentro da cultura indígena, o papel dos deuses é importante e essencial, pois
determina as condições de vida da tribo. A maioria dos índios é fetichista, ou
seja, acredita e temem, ao mesmo tempo, um deus considerado bom e um espírito
maligno.
Tupã é o deus bom dos indígenas. Ele é o senhor do raio, do relâmpago e
do trovão. Já Anhangá (Jurupari) é considerado o espírito maligno,
tenebroso e vingativo.
Algumas tribos também adoram o Sol, na figura de Guaraci – mãe dos
viventes; e a Lua, na figura de Jaci. Essas crenças prevalecem nas tribos
que habitam a região do Parque do Xingu, no nordeste do Mato Grosso brasileiro.
Algumas tribos indígenas têm os animais como deuses, e outras adoram
entidades representadas por figuras masculinas com poderes sobrenaturais. Para
os índios, todos os homens são filhos diretos da entidade criadora.
Os índios vivem uma plena integração com a natureza, por isso consideram
sagrados os elementos do meio ambiente, como os rios, as matas e os astros.
Os principais deuses indígenas são: Amanaci (deus da chuva), Iaci
(da Lua), Araci (do dia) e Coaraci (do Sol). Entre as deusas
femininas, Iara, deusa das águas, é a mais conhecida.
<Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/principais-deuses-indigenas.html>
A diferença entre
tribos primitivas e os religiosos do mundo civilizado é que eles mantém as
divindades relacionadas aos fatores que os levaram a imaginá-las, enquanto os
religiosos chamados civilizados vieram alterando suas crenças de acordo com
doutrinas criadas por pessoas que se autointitularam iluminadas dizendo terem
recebido revelações divinas, e a maioria da população do mundo atual adoram um
deus que foi adotado por uma tribo guerrilheira e depois imposto por uma
entidade religiosa que adquiriu poder político sobre diversas nações. Mas
os deuses dos índios são aquilo que eles veem e não compreendem, enquanto o dos
povos civilizados já é uma entidade imaginárias transformadas, hoje
equivocadamente tida como criadora de todas as coisas.
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