DIA DO PALEONTÓLOGO

 7 de Março, ou 15 de junho

 

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Paleontologia, o Dia do Paleontólogo é comemorado em 07 de março, dia da fundação da Sociedade.

O dia do paleontólogo é comemorado em 07 de março, apesar de algumas vezes observamos a comemoração no dia 15 de junho. O paleontólogo é o profissional que se dedica à Paleontologia, ciência que apresenta como objeto de estudo os fósseis.
 

→ Origem do Dia do Paleontólogo

O Dia do Paleontólogo é comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). A SBP foi fundada em 07 de março de 1958 e tem sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.

Vale salientar, no entanto, que é comum vermos como o Dia do Paleontólogo a data de 15 de junho. Essa confusão de datas deve-se ao fato de existir uma lei criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981) que institui o dia 15 de junho como “Dia do Paleontólogo”. Entretanto, essa data não é a reconhecida pela Sociedade Brasileira de Paleontologia.
 

O que faz um paleontólogo?

Os paleontólogos dedicam-se a estudar os fósseis, que são restos ou evidências de atividade de seres vivos que viveram no passado. Com o estudo dos fósseis, os paleontólogos conseguem compreender como eram os organismos que viveram no passado em nosso planeta e também como era o planeta e as mudanças que ele sofreu ao longo do tempo.

Estudar Paleontologia ajuda na compreensão de como era o planeta no passado

Assim sendo, o paleontólogo, com seu trabalho, contribui para o entendimento da evolução e dos processos de extinção que ocorreram no passado e ajuda a reconstituir a história geológica do planeta. Além disso, a Paleontologia apresenta grande importância econômica. Os microfósseis, por exemplo, são uma ótima ferramenta para correlação e datação das camadas, sendo usados frequentemente pela indústria do petróleo, que precisa saber a idade das rochas.

<https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/07-marco-dia-paleontologo.htm>

 

Universidades religiosas formam cientistas que tentam contestar as idades dos fósseis, lançar dúvidas sobre os métodos de datação, tudo que veem ao seu alcance para tentar manter a velha imaginação de que tudo no universo foi criado seis mil anos atrás.  Todavia, quanto mais avançamos em conhecimento, mais difícil fica para eles, uma vez que a evolução biológica é cada vez mais incontestável.  

 

 

Ver mais  COMEMORAÇÕES, FATOS, MITOS

 

..

.