LICITUDE OU ILICITUDE DAS DROGAS

 

 

"Os critérios utilizados para se determinar a licitude ou ilicitude das drogas são mais culturais do que científicos. Isso porque recebem atributos e valores sustentados por cada sociedade. Tais valores variam ao longo do tempo e de nação para nação. Por exemplo: até hoje, as bebidas alcoólicas são proibidas nos países islâmicos; o consumo de café no Império Russo (século 18) era punido com a mutilação das orelhas; e o uso de tabaco levava à amputação dos membros na Pérsia e na Turquia (século 17)" (Mundo em Foco, março/2009, pág. 6)

 

O texto de mundo em foco não está levando em consideração os critérios científicos que são utilizados na maioria dos países atualmente.

 

No passado, com uma ciência muito incipiente, havia muito engano em relação às drogas, até sendo algumas consideradas como remédio. Atualmente, porém, estão sendo utilizados critérios científicos para justificar a proibição de drogas.   As restrições atuais ao tabaco, por exemplo, se fundam exclusivamente sobre os males que a ciência já provou que a droga causa ao organismo humano e o incômodo que os fumantes causam às outras pessoas.  A maconha também é reprovada por critérios científicos, sendo comprovado que é altamente nociva.


Ver mais DROGAS

 

..

.