MERCEDES, A PIONEIRA EM VEÍCULO
MOTORIZADO
Nascimento da Marca
A história teve início há mais de um século, na Alemanha, e traduz o primeiro
capítulo da motorização veicular no mundo. Os protagonistas Gottlieb Daimler e
Carl Benz construíram paralelamente os primeiros automóveis motorizados do
mundo.
O pioneirismo desses homens fez com que colecionassem outras conquistas como a
construção do primeiro ônibus, do primeiro caminhão com motor a gasolina e do
primeiro caminhão a diesel do mundo. Em abril de 1900, Emil Jellinek e a DMG
assinaram um acordo de distribuição de veículos e motores. Logo de início, foi
acertado o desenvolvimento de uma nova forma de motor que deveria levar o nome
"Daimler-Mercedes".
Poucos dias mais tarde, Jellinek encomendava 36 veículos pelo preço global de
550 mil marcos, que, em valores atuais, corresponderia a 5,5 milhões de marcos.
Não apenas para aquela época, foi um grande pedido. Depois de mais algumas
semanas, ele encomendou mais 36 veículos, todos com motor de 8 HP.
O primeiro dos veículos com o novo motor, um carro de competição com 36 HP, foi
entregue em dezembro de 1900 a Jellinek.
Este primeiro "Mercedes", desenvolvido por Wilhelm Maybach, construtor chefe da
DMG, faz furor no início do século. As características do veículo - entre elas,
seus baixos pontos de apoio, quadro de aço prensado, motor leve de alto
desempenho e radiador tipo colmeia - representavam uma riqueza de inovações que
o tornaram o primeiro automóvel moderno.
A "Semana de Nice", em março de 1901, com a Mercedes praticamente imbatível em
todos os requisitos, ajudou Jellinek e a Mercedes com uma publicidade
excepcional.
Em março de 1901 foram lançados os modelos irmãos 12/16 HP e 8/11 HP. As
encomendas de Jellinek excederam a capacidade de produção da fábrica Daimler de
Cannstatt.
A Estrela
O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz teve um início profético.
Representando a triplicidade das atividades da Daimler, fabricante de
motores para uso em terra, mar e ar, a estrela de três pontas foi adotada como
logotipo em 1909, após a morte de Gottlieb Daimler.
Foi inspirada numa figura que ele havia desenhado num postal, o qual remeteu à
sua esposa com o seguinte comentário: um dia essa estrela brilhará sobre a minha
obra.
Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923 foi
acrescentado o círculo. E três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e
Benz, foi incluída a coroa de louros, do logotipo da Benz. A forma definitiva
foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.
<https://www2.mercedes-benz.com.br/passengercars/the-brand/history/stage.module.html>
Ver mais CONHECIMENTOS GERAIS