HISTÓRIA DO MITO DA CAMISA 10

 

Em pé: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nílton Santos, Orlando e Gilmar
Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo,
o time que goleou a Suécia por 5 a 2, na final, e o massagista Mário Américo.

(Fonte: http://www.campeoesdofutebol.com.br/poster_brasil3.html)

 

"A camisa 10 normalmente costuma ser a do craque do time, daquele jogador de armação, habilidoso, que encanta a torcida com seus lances mágicos. Vários atletas como Maradona, Zico, Platini entre tatos outros usaram o mítico número, que tem um peso muito grande nos dias atuais.  Contudo, você sabe quando começou a história de associar o melhor jogador do elenco com esta camisa?

 

O início se deu antes da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando a Fifa solicitou às delegações que enviassem a numeração da camisa de seus jogadores, porém os dirigentes do Brasil esqueceram deste pedido da entidade e quando chegaram ao saguão do hotel foram surpreendidos por um agente da Fifa, que esperava a lista com os números.

 

Como não havia uma numeração pré-definida e ninguém conseguia entrar em um consenso sobre qual número cada atleta iria usar, o emissário resolveu fazer um sorteio, baseando-se nas bagagens dos jogadores, que estavam amontoadas no hotel. A primeira mala escolhida foi de Castillo e, portanto, o goleiro acabou ficando com a camisa 1.  Na sequência, o sorteado foi Bellini, que ficou com a camisa número 2, assim como o Didi saiu com a 6 e Garrincha com a 11. 

 

O 10º ESCOLHIDO

 

Ao longo dos sorteios, os deuses do futebol resolveram brindar um menino de 17 anos com a camisa 10, conhecido como Pelé e que iria arrebentar na Copa do Mundo de 58. Naquela época, a numeração era uma novidade para a disputa da competição e os números das camisas não indicavam a sua posição, como é feito hoje, e muito menos existia alguma definição para distinguir o craque do time.

 

Na Copa, Pelé se destacou fazendo boas jogadas e realmente encantando o mundo com sua elegância dentro do campo.  O então camisa 10 foi o artilheiro da seleção na competição e juntamente com Vavá e Garrincha conquistaram a primeira Copa do Mundo para o Brasil, depois de bater os suecos, anfitriões do torneio, pelo placar de 5 a 2.

 

Os gols do Brasil foram marcados por Vavá aos 9' e 32', Pelé 55' e 89, e Zagallo, que deixou o dele aos 68'.  Já os suecos descontaram com Liedholm e Simonsson aos 4', e 80' respectivamente. Depois do título, a camisa 10 passou a ser usada pelo jogador mais habilidoso da equipe."

Jornal BolanoBarbante.com, ed. 2, ano I, 27/05/2013, págin 9).

 

Ver mais  CURIOSIDADES

 

..

.