Por Flávio Croffi
| em 12/Ago/13 |
A empresa russa de segurança
digital Kaspersky divulgou, no blog da filial brasileira, o “PimpMyWindow”,
um adware criado no Brasil que muda a cor do Facebook do usuário, mas depois
de instalado pode roubar as informações da pessoa e invade o navegador
utilizado inserindo inúmeros banners e links patrocinados, visando aumentar
os lucros do criador em programas como o Google AdSense, por meio de uma
tática chamada de “clique fraude” pelas empresas de segurança.
Adware muda a cor do Facebook em
troca de dados e cliques em anúncios
O adware é instalado por meio do site ‘www.pimpmywindow.net’ e é compatível
com os principais navegadores do mercado: Google Chrome, Internet Explorer e
Mozilla Firefox. Depois de configurado no browser, o aplicativo, que é
gratuito, até consegue mudar a cor de algumas páginas – como o Facebook – no
Google Chrome, de acordo com a publicação da empresa de segurança, mas
em contrapartida passa a exibir os banners
invasivos e compromete os dados.
Além disso, em alguns casos ele
consegue invadir os perfis dos usuários nas redes sociais e publica
mensagens de divulgação do software. A Kaspersky afirmou que os usuários do
antivírus dela estão protegidos dessa ameaça. Ela também recomendou àqueles
que fazem uso de aplicativo a desinstalação imediata, que pode ser feita de
forma simples nas configurações de cada navegador – da mesma maneira que
você remove qualquer outra extensão. O usuário pode encontrar o adware com
os nomes de “PimpMyWindow”, “MudeACorDoSeuPerfil”, “LookForYou” e “FbStyle”.
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