NATAL CRISTÃO


O Natal é um dos momentos mais importantes do cristianismo, pois celebra o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu no ano 1, em Belém, na atual Palestina. Comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, embora não exista nenhuma comprovação histórica de que Jesus tenha de fato nascido nesse dia.

O Natal é um período marcado por muitas tradições que incluem as decorações natalinas, a decoração da Árvore de Natal, a troca de presentes e a realização da Ceia de Natal. No aspecto religioso, a Igreja Católica também realiza uma missa conhecida como Missa do Galo. Apesar de ser uma festividade cristã, o Natal também é celebrado secularmente como momento de ressaltar valores como a união e o amor.

Os historiadores não possuem nada que possa comprovar a data do nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim, não é possível afirmar se ele nasceu ou não nesse dia. O que se sabemos é que, no final do século II, o Natal não era celebrado e os cristãos não acreditavam que o nascimento de Jesus tinha acontecido em 25 de dezembro.

Um relato do ano 200, de Clemente de Alexandria, fala que os cristãos da época debatiam o nascimento de Cristo e defendiam que ele tinha nascido em datas como 15 de abril ou 21 de março, por exemplo. Foi no decorrer do século III ou IV que o dia 25 de dezembro consolidou-se como Natal, e um festival pagão dos romanos pode ter relação com isso.

Os historiadores não têm como assegurar, mas a teoria mais aceita hoje é a que aponta que o surgimento do Natal foi uma resposta da Igreja à popularização de um festival em homenagem ao Sol Invencível e a Mitra, dois deuses adorados pelos romanos. Esse festival foi criado em 274, pelo imperador Aureliano, e era realizado no dia 25 de dezembro.

Como essa celebração era bastante popular entre os romanos, acredita-se que a Igreja Católica tenha tornado o dia como a data de comemoração do nascimento de Cristo. Tratava-se de parte de uma estratégia para enfraquecer o paganismo e conquistar fiéis, mostrando à população que naquele dia não era celebrado o Sol Invencível ou Mitra, mas sim o nascimento de Jesus.


Acredita-se também que o ponto de partida para comemorar o Natal em 25 de dezembro foi uma determinação do papa Júlio I, em 350. Inclusive, o primeiro registro escrito a respeito do Natal, enquanto festividade no dia 25 de dezembro, remonta a 354, em um calendário produzido por Fúrio Dionísio Filócalo."

<https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/dia-natal.htm>

 

Ver mais POR QUE SE CRÊ

 

..

.