.

 

NOMES DOS DISCÍPULOS DE JESUS

 

 

Na hipótese de Jesus ter existido, não seria estranho seus discípulos terem os nomes mencionados nos evangelhos?   Muitos questionam isso; mas, não fossem as muitas evidências de que ele não existiu, os nomes não me pareceriam suspeitos.

 

Tenho visto muito nas redes sociais o seguinte questionamento:

 

Parece que o maior milagre de Jesus foi mesmo ter encontrado 12 amigos no Oriente Médio chamados de João, tiago, Pedro, Lucas num lugar onde muitos se chamam Hohamed, Saydi, Faruk.

 

O romanos criadores do Cristianismo realmente cometeram vários equívocos, mas não quanto aos nomes escolhidos para os doze apóstolos.  Ele conheciam bem os nome mais comuns dos judeus.

 

O nome "João", que no latim e no grego era "Ioanes", é versão do hebraico "Yohanan", que até aparece na parte hebraica da Bíblia, que os os cristãos chama de Velho Testamento.

 

O nome Pedro, que no evangelho é "Petrus", significando "pedra", teria sido um título que assumiu o lugar do nome verdadeiro, que era "Shimon", nome ainda visto em Israel (lembrem-se de Shimon Peres).

 

Tiago é a versão portuguesa de "Iakobo", o famoso "Jacó" (Yakov), que deve ter-se tornado um nome bastante comum entre os judeus também.

 

E, se não me engano, os árabes ocuparam aquela área quando os judeus foram expulsos da Judeia, cujo nome foi mudado para "Síria Palestina".  Imagino pouco provável que naquele tempo existissem Mohamed, Sayd e Faruk naquele local.

 

A parte cristã da Bíblia é cheia de equívocos, mas, quanto aos nome das pessoas inventadas, são nomes que realmente existiam e ainda existem entre os judeus.

Ver mais RELIGIÃO

 

..

.