PETROBRÁS
NOSSA, LUCRO DOS OUTROS
O plano político atual
é reduzir gradativamente a produção das refinarias, para depois vendê-la a preço
baixo a destinatários já previamente determinados, aumentar a venda e petróleo
bruto e a importação de combustíveis, enquanto isso manter a Petrobrás uma
empresa com grande valor de marcado, mas com o combustível cada vez mais caro, e
todos nós pagando a conta, para enriquecimento de uns poucos.
"Na Arábia Saudita, o
país com a segunda maior reserva de petróleo do mundo e 13º no ranking de
menores preços, paga-se 54 vezes mais do que na Venezuela, mas o preço continua
bem baixo: R$ 2,16 por litro.
A gasolina também é muito barata no Irã (R$ 1,02/litro) e no Sudão (US$
1,24/litro), dois grandes produtores na Ásia e na África, respectivamente, e no
Kuwait (US$ 1,27/litro).
São países que acabam comprometendo recursos fiscais para
subsidiar a gasolina para seus cidadãos, porque, ao vendê-la a preços baixos
internamente, renunciam a receitas que seriam obtidas na exportação de petróleo
de acordo com os preços internacionais.
<https://g1.globo.com/economia/noticia/quais-os-paises-com-a-gasolina-mais-cara-e-mais-barata-do-mundo.ghtml>
Sabia que o Brasil
também estava sendo preparado para poder beneficiar o povo com um combustível
não muito caro, mas mudou a política e preferiu atender aos investidores?
E quem ganha e quem perde com isso?
"O Brasil é
autossuficiente e exportador do produto. Se fosse o inverso, como no passado, ou
seja, se fôssemos importadores de petróleo, seria justificável o reajuste do
diesel, da gasolina e de derivados pela variação cambial.
Tão importante quanto o prejuízo imposto ao consumidor brasileiro pela política
de paridade aplicada pelo senhor Parente, em relação aos preços internacionais
do petróleo, é o fato de que a estatal exporta cerca de
400 mil barris/dia – o equivalente a 20% de sua produção de óleo bruto – para
importar o equivalente em diesel e gasolina. Até aí, nada demais, pois
exportaria se fosse o excedente. Mas esse não é o caso. O que é mais grave e
suspeito é o resultado dessa nefasta política para a empresa e para o país,
comprovada pela ociosidade de 28% na capacidade de produção de suas refinarias.
Em outras, palavras, o que a empresa exporta poderia ser refinado aqui,
criando renda, empregos e impostos para brasileiros. E, o mais importante,
a um preço bem mais competitivo do que a estatal paga pelos produtos que
importa. Um total contrassenso. Por esse motivo é imprescindível que a
Petrobras pare imediatamente com essa política suicida e volte a refinar aqui,
para ocupar a capacidade ociosa de suas refinarias. Brazil first, senhor
Parente!"
<http://www.jb.com.br/editorial/noticias/2018/05/27/petrobras-da-pilhagem-a-justa-greve/>
Agora pergunto: o que
aproveita ao povo brasileiro uma Petrobrás valendo muito no mercado mundial,
dando estrondosos lucros aos acionista, aos importadores e aos especuladores, e o povo pagando caro
por isso? O alto preço dos combustíveis impacta alta de tudo, desde o
produto agrícola que sai lá do interior e chega mais caro ao comerciante devido
ao aumento do frete, até ao aumento de custo da indústria, que dependente também
de combustível.
Uma operação matemática
simples dá para entender a diferença que faria transformar em combustível os
quatrocentos mil barris diários de petróleo exportados e deixar de comprar um
combustível por um valor muito superior ao daquele petróleo bruto. Isso
possibilitaria vender o combustível bem mais barato, em benefício de todos nós,
como se faz naqueles dois países acima citados.
Veja mais sobre o plano
do governo atual em
https://www.youtube.com/watch?v=-EQn42ES3RQ
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