RELIGIÃO IMPEDE TRATAMENTO MÉDICO

 

Curandeiros indígenas atrapalham tratamento de menina
Posted: 22 Jul 2011 05:28 AM PDT

Religião estorva a vida de todo mundo. Até mesmo a dos índios.

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, foi internada uma indiazinha de 8 anos chamada Thiely. Infelizmente ela tem câncer, que começou no joelho e se espalhou pela perna. Os médicos dizem que ela precisa ter a perna amputada para que o câncer não se espalhe pelo resto do corpo dela. Câncer de osso é muito agressivo e geralmente só é descoberto quando a única solução é a amputação.

No entanto, a família, por questões religiosas, bateu o pé e exigiu a presença de curandeiros da Aldeia Porto Lindo, de Japorã. Para os xamãs João Antônio Fernandes, 87 anos, e Adair Ramiro, 22 anos, a menina será curada sem a necessidade da amputação.

Isso vai fazer o tratamento ser adiado mais e mais. A amputação não ocorre sem autorização da família ou sem ordem judicial, então enquanto os curandeiros ficarem fazendo pajelança, corre-se o risco da garota ficar tão doente que acabe morrendo.

Me digam, sou uma má pessoa por achar que o CTEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática — têm prioridade sobre todos os tipos de crenças e tradições? Sou uma má pessoa por achar que o curandeirismo do índio vai afetar negativamente a vida da menina e talvez pode até matá-la? Sou uma má pessoa por achar que os índios deveriam abandonar suas culturas, assim como eu fiz mais ou menos com a minha, e buscar uma vida fundada na realidade e no conforto humano? Por que que eu devo respeitar a crença deles mais do que a eles próprio?

Se eu, como ateu, me sinto moralmente obrigado a apontar os erros dos católicos, evangélicos, judeus, espíritas, adventistas, mormonitas, testemunhitas, umbandistas, muçulmanos, budistas, hinduístas, janaístas, taoístas, shintoístas… não devo eu criticar também os índios pelo curandeirismo de seus pajés?

Se é errado é errado, pô! Deixem os médicos trabalhar e salvar logo a menininha. Vão dar uma de testemunhas de Jeová agora?

Fontes: Paulopes, G1, Estadão, Ateus do Brasil.

 

O pior é que, se a criança morrer, esses mestres da ignorância irão simplesmente dizer que a fé dos seus país foi muito pequena, e eles continuarão acreditando e esperando curas divinas, como também acontece até no meio do povo chamado civilizado.


Atualização

 

"O caso

Internada no CETOHI no dia 25 de junho, o médico Marcelo Souza chamou os pais e comunicou a necessidade de fazer uma amputação na perna da menina, devido à gravidade do tumor. Ao saber que a filha precisa da intervenção cirúrgica, os pais recusaram. Depois de uma explicação detalhada do estado avançado da doença e das chances de cura, a mãe da menina chegou a autorizar. Como não é alfabetizada, foi colhida sua impressão digital do polegar no documento.

No entanto, uma semana depois da mãe autorizar o prosseguimento do tratamento, cujo próximo passo era amputar a perna da menina, o avô materno e o cacique da aldeia onde a família mora procuraram o médico Marcelo Souza "desautorizando" a continuidade do procedimento médico, que era a quimioterapia, oferecimento de antibióticos, morfina (contra dor) e a intervenção cirúrgica.

Além de convencer a família a trazer o pajé até o Hospital Regional, o médico também conseguiu convencer a continuidade do oferecimento da morfina, antibióticos e dieta alimentar via sonda para a criança. Depois do procedimento dos líderes espirituais, o médico Marcelo Souza disse que, clinicamente, não observou nenhuma melhora na saúde da indiazinha.
<http://www.midiamax.com/noticias/762902-garota+indigena+internada+hr+tera+perna+amputada+agosto.html>

Ver mais MALEFÍCIOS DA RELIGIÃO

 

..

.