RODRIGO DUTERTE PÕE EXERCITO EM DEFESA CONTRA TERRORISTAS

25 Mai 2017 (AFP) -


O exército filipino bombardeou nesta quinta-feira os islamitas inspirados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) no sul do arquipélago, onde, segundo a imprensa, os insurgentes assassinaram civis, o que levou o presidente Rodrigo Duterte a decretar lei marcial na região.

Os combatentes islamitas iniciaram na terça-feira seus ataques contra a cidade de maioria muçulmana de Marawi, situação que levou Duterte a decretar o regime de exceção em toda a região de Mindanao.

A lei marcial é válida sobre o terço meridional do território filipino, área em que moram 20% dos mais de 100 milhões de habitantes do arquipélago.

As autoridades dizem que têm dificuldades para acabar com a crise. Os combatentes islamitas se encontram entrincheirados nos edifícios residenciais, colocaram bombas nas ruas e sequestraram católicos.

"As pessoas têm medo. Não querem abrir os estabelecimentos. Os escritórios estão fechados. Não queremos que as pessoas sejam usadas como escudos humanos", declarou o prefeito de Marawi, Majul Usman Gandamra.

Dois helicópteros militares sobrevoavam a cidade e os blindados percorriam as ruas, ao mesmo tempo que era possível ouvir os tiros de armas armas automáticas.

Muitos dos 200.000 habitantes da cidade fugiram. Segundo o exército, cinco soldados, um policial e 13 extremistas morreram nos confrontos.

- Decapitação -As autoridades não anunciaram vítimas entre os civis, mas o canal GMA divulgou imagens que mostram os corpos de nove pessoas, aparentemente mortas a tiras. As vítimas tinham as mãos atadas.

Estas pessoas foram capturadas em um posto de controle e assassinadas pelos extremistas depois que foram identificadas como cristãs, informou a emissora.
<https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2017/05/25/exercito-filipino-ataca-islamitas-leais-ao-ei.htm>

 

Não há outra solução.  Só o mundo inteiro seguindo o exemplo de Duterte, esse mal poderá ter fim.

 

Ver mais sobre o ISLAMISMO

 

..

.