O nosso país, após a tão louvada
privatização, bateu mais um recorde: a
telefonia mais cara do mundo.
Mas o mais incrível é a telefonia celular. Tão pesado é o custo dessa telefonia
no nosso país, que chega ao ponto de uma empresa de e assistência a celulares
dispor-se a perder um serviço se depender de realizar uma ligação para um
celular.
Levei o celular da minha esposa a uma loja de assistência autorizada, onde se
verificou a necessidade da troca do painel, serviço que custaria R$62,00
(sessenta e dois reais).
Por uma confusão de comunicação dentro da empresa, fazia-se necessário que minha
esposa fosse contatada para dizer sobre a aceitação ou não da substituição do
painel por um de cor diferente; mas ela estava em trabalho externo, só
contatável pelo meu celular, que eu deixara com ela até o dela ser consertado.
Houve uma longa consulta pela funcionária atendente aos chefes sobre
possibilidade do contato, e a resposta foi que, devido a mudanças nos
procedimentos da empresa, não era permitido realizar uma ligação para celular.
Como o meu celular estava com a minha esposa, e eu teria que procurar um
telefone público para comunicar-me com ela, eu informei que, diante dessa
inacreditável postura da empresa, eu teria que retirar o aparelho sem a execução
do serviço, dada impossibilidade do contato com a proprietária do telefone.
A empresa de dispôs a perder a execução do serviço, bem como outros futuros,
para não gastar uma ligação para um celular.
Quando eu já estava com o aparelho, foi desfeita a confusão de comunicação
ocorrida, e fui informado de que o painel igual ao defeituoso existia.
Como era uma troca a ser realizada em poucos minutos, para não tomar tempo indo
a outra empresa e fazer novo orçamento, autorizei o conserto, deixando, após o
recebimento do aparelho, esclarecido que a negação da ligação teria como
conseqüência certa a perda de serviços futuros, para os quais procurarei outro
lugar.
Uma ligação, por muito cara que fosse, como realmente não seria barata,
parece-me que não deveria valer a perda daquele serviço, sem se falar de outros
possíveis no futuro. Acho ser estupidez dos chefes que assim decidiram. Mas isso
mostra o quanto é prejudicial usar telefone celular no nosso país, que tem uma
brutal diferença do
mesmo serviço nos Estados Unidos.
Ver mais ECONOMIA E POLÍTICA