TEMER E BOLSONARO TROUXERAM A CRISE
DOS COMBUSTÍVEIS
Entenda por que Bolsonaro e Temer são os culpados pela alta dos combustíveis
Disparada nos preços dos combustíveis começou com
Michel Temer que atrelou valor do petróleo ao dólar. Jair Bolsonaro, além de
manter essa política, vende refinarias e quer privatizar a Petrobras
Publicado: 13 Setembro, 2021 - 08h30
Escrito por: Rosely Rocha
Nalu Vaccarin / MGiora
Uma mulher ao abastecer o carro notou que o gerente de um posto de combustíveis
de Vilha Velha (ES) reajustava o valor do litro da gasolina no exato momento em
que ela estava enchendo o tanque. A consumidora teve de pagar R$ 6,17 pelo litro
da gasolina e não R$ 6,07, preço que havia sido informada minutos antes. O caso
ocorreu no último dia 8, quando motoristas correram aos postos com medo de
desabastecimento por causa do bloqueio de caminhões nas estradas federais no
estado.
O que parece surreal, relembrando os anos 1980 quando as maquininhas de remarcar
preços nos supermercados não paravam de trabalhar, é o retrato do Brasil de
hoje, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL).
O Portal CUT ouviu especialista para entendar e explicar de maneira simples e
direta por que Bolsonaro e Michel Temer (MDB-SP) são os culpados pela alta dos
combustíveis.
Antes é preciso entender que o país está refém de um presidente que não trabalha
para conter a inflação, em parte causada pelos reajustes constantes dos
combustíveis, e ainda tenta jogar a culpa pela incompetência de sua
administração acusando os governadores pela alta do produto. Para completar, de
forma irresponsável e sem compromisso com os brasileiros, pensando apenas em seu
projeto pessoal de poder, incentiva o fechamento de estradas por caminhoneiros,
com o apoio de empresários do agronegócio.
O fato é que tanto Bolsonaro quanto Michel Temer (MDB-SP) são responsáveis pelo
litro da gasolina estar custando em média no país, R$ 6,00. Em algumas cidades,
o litro da gasolina chega a R$ 7,00. Somente neste ano, de janeiro a setembro, o
preço da gasolina subiu nas refinarias 52% e para o consumidor, 39%. Já o diesel
nas refinarias subiu 29% e nas bombas o reajuste chegou a 25%.
De dezembro de 2015 a setembro de 2021, a gasolina aumentou em média 65%. Foi de
R$ 3,64, em média, no governo Dilma Rousseff (PT), para R$ 6,00 no governo
Bolsonaro.
A pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e
Biocombustíveis (Ineep),Carla Ferreira, esclarece, no entanto, que não se pode
deixar de levar em consideração a inflação do período. Segundo o Índice de
Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE), no período de 01/12/2015 a 31/08/2021
(setembro ainda não está disponível) é de 32,03%. Ou seja, ainda assim
a gasolina foi reajustada acima da inflação.
Entenda as principais causas dos constantes aumentos
Carla Ferreira, explica que a principal causa é a Política de Preços
Internacionais (PPI) , que impacta em toda cadeia produtiva e de distribuição da
Petrobras.
Foi no governo Temer, em outubro de 2016, cinco meses após o golpe contra Dilma,
que foi instituída a política de preços internacionais e
iniciado o desmonte da Petrobras, com reflexos negativos para o consumidor até
hoje. Bolsonaro nada fez para acabar com essa política, muito ao
contrário, faz esforços para privatizar a estatal, o que gerará ainda mais
prejuízos aos brasileiros.
Resumindo, Temer criou o "monstro" e Bolsonaro o alimenta com o suor dos
brasileiros.
O que é a Política de Preços Internacionais (PPI)
A PPI consiste em reajustar os preços dos combustíveis de acordo com o valor do
barril de petróleo que tem a sua variação no preço internacional, cotado em
dólar.
“Com a pandemia em 2020, o preço caiu, mas com a retomada da atividade
econômica, o momento é de alta, e o consumidor hoje está pagando mais caro em
função do preço internacional do barril de petróleo combinado com a
desvalorização do real frente à moeda norte-americana”, diz Carla.
Vendas das refinarias da Petrobras
A Política da Petrobras em diminuir a capacidade de 25% a 30% das refinarias de
petróleo, subutilizando o seu funcionamento, vendendo unidades e investindo na
extração e venda de óleo cru, abriu espaço para a chegada de empresas
importadoras. De 2016 a 2018 o número dessas empresas privadas, nacionais e
internacionais, aumentou no país 30%.
Essa combinação criou um ambiente de pressões para que a Petrobras passasse a
praticar então uma política de paridade com os preços de importação. Na prática
a Petrobras se concentrou muito mais na exploração e
produção e exportação de óleo cru do que no refino e na agregação de valor que o
refino traz para esse conjunto de atividades.
“Houve desmobilização da produção nas refinarias, e a Petrobras ao optar por
exportar óleo cru abriu o mercado para empresas estrangeiras que têm interesse
em encontrar derivados de petróleo a preços internacionais, por isso pressionam
para que essa política seja mantida, pois gera mais lucro para elas”, explica a
pesquisadora do Ineep.
A política de preços da Petrobras é um movimento mais amplo. Quando você abre a
importação e a venda para o mercado privado, começa o processo de venda das
refinarias, que se tornam atrativas para os investidores internacionais
- Carla Ferreira
A escalda de preços dos combustíveis
Os altos valores dão uma mostra de como a política de preços internacionais e o
desmonte da Petrobras influenciaram no preço final que agora o consumidor paga
na bomba do posto de combustível.
Em dezembro de 2015, no governo Dilma os preços médios no país eram:
Gasolina: R$ 3,64
Diesel: R$ 3,31
Etanol: R$ 2,67
Na última semana de setembro de 2016, semanas antes do início da política de
preços internacionais, os valores eram os seguintes:
Gasolina: R$ 3,65
Diesel: R$ 3,15
Etanol R$ 2,55
Em dezembro de 2017 sob o governo Temer os preços eram:
Gasolina: R$ 4,10
Diesel: R$ 3,46
Etano l: R$ 2,91
Já na primeira semana de setembro deste ano no governo Bolsonaro, os preços
médios são os seguintes:
Gasolina R$ 6,00
Diesel: R$ 4,69
Etanol: R$ 4,61
*Fonte da Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Composição de impostos federais e estaduais nos preços da gasolina e do diesel
Todos os índices de impostos federais e estaduais são fixos. O estadual (ICMS),
cobrado sobre a gasolina vai de 25% a 34%, dependendo de cada estado, mas a
média fica em torno de 27% a 28%. Os índices sobre os impostos estaduais não são
reajustados desde 2019.
Os impostos federais Cide, Pis /Pasep e Cofins equivalem a 11,4%, no caso da
gasolina.
Já sobre o diesel o valor da taxação estadual vai de 12% a 25%, e a média fica
em 16,2%. Os impostos federais sobre o diesel correspondem a 7%.
Etanol
No caso do etanol seus preços sofreram reajustes, embora menores, em função dos
produtores de cana de açúcar, base do combustível, exportarem mais, aproveitando
a alta do valor do produto no mercado internacional, o que acaba valorizando o
açúcar também no Brasil por ter uma oferta menor.
Outras composições de preços
A gasolina e o diesel que vêm do petróleo têm, além de seus preços em dólar, a
inclusão de outros elementos. No caso do diesel entram também no cálculo, 14,2%
do biocombustível, que faz parte da sua composição.
Já na gasolina entra na composição, o valor do etanol anidro que equivale a
17,2% do preço final.
Índices da revenda dos postos e da Petrobras
A distribuição e revenda da gasolina correspondem por 9,8% do valor na bomba. A
realização da Petrobras corresponde por 33,8% do preço final.
No diesel, a distribuição e revenda correspondem por 9,6% do preço do produto. A
realização da Petrobras 53%. O ICMS corresponde a 16,2% e o Cide, Pis/Pasep e
Cofins por 7% do valor final do produto.
<https://www.cut.org.br/noticias/entenda-por-que-bolsonaro-e-temer-sao-os-culpados-pela-alta-dos-combustiveis-b0dc>
Antes do golpe, a Petrobrás ainda era uma empresa estatal destinada a controlar
um setor estratégico em benefício do povo. Como o monopólio da Petrobrás e
sua equipagem para produzir todo o combustível de que o país precisa, poderíamos
ter no futuro até um combustível bem mais barato como em alguns grandes
produtores, e isso beneficiaria o povo.
Todavia, a política de Temer, se atrelar o preço ao dólar e a redução da
capacidade de refino da Petrobrás, ganharam muito os investidores e o povo paga
a conta. Entrou Bolsonaro e mantém essa política de desmonte da estatal
nacional para a entrada de empresas privadas, que não têm compromisso com o
país, visando apenas ao lucro de seus acionistas, lucro esse custeado pela
população, que fica bem mais pobre.
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POLÍTICA BRASILEIRA